Gambiarreiro de profissão

O gambiarreiro é o mestre do improviso. Às vezes funciona. Pelo menos por um tempo. É um especialista em generalidades. Sabe de tudo um pouco. Com profundidade, sabe de nada. Com o tempo, a máscara cai. Quem nunca recorreu a um?

O mestre gambiarreiro faz de tudo: conserta ferro de passar roupa; faz reparos na cerca elétrica; coloca telhas; faz serviço hidráulico; emenda fios; faz reboco; pinta casa; instala chuveiro elétrico e por aí vai.

Tem o gambiarreiro da análise política e econômica. Faz análise de conjuntura. Suas conclusões 'meia-boca' é uma mistura de conhecimento precário, com 'copia e cola'. Afirma, convicto, sobre o certo e o errado. Em geral, esse tipo de gambiarreiro se acha o máximo. Mas há os modestos. Admitem ser aprendizes. Ainda que de tudo, um pouco. Embora raros, têm os que assumem suas insignificâncias. Foi o meu caso ao consertar um chuveiro elétrico e instalar. Seria cômico, se não fosse trágico. Tomei a precaução de desligar a chave do padrão de luz, enquanto instalava. Na dúvida do que poderia acontecer ao religar o relógio, pedi à minha companheira que o fizesse, enquanto eu permanecia no banheiro, a espera do acontecimento. Aconteceu. Gritei, desliga. O chuveiro pegou fogo, derreteu em parte. Por pouco esse gambiarreiro, aliás, aprendiz de gambiarras quase bota fogo na casa. Desde então, sempre que tenho algo pra fazer, que eu não saiba, procuro um profissional.

Quanto as minhas gambiarras literárias, delas não desisto.