Meritocracia Para Todos !

Eric do Vale

Seria puro idealismo, e por que não dizer ingenuidade, da minha parte afirmar que em um país, onde impera à desigualdade social e a Lei do Gerson, seja possível vencer por mérito próprio?

Faço essa pergunta, sempre que vejo alguém dizer, ou reclamar, da inexistência de oportunidades, em nosso país, decorrente da má distribuição de renda que, por sua vez, ocorre em razão da forma como os políticos governam essa nação. Por isso, criou-se a ideia de que "O Brasil é o país do jeitinho.".

Diante desse quadro, muitos de nossos compatriotas criam uma espécie de barreira a qual impossibilita de sonhar e, até mesmo, criar ânimo para ir em busca de converter esse sonho em realidade.

Em contrapartida, existem aqueles advindos de condições precárias e mesmo cientes das dificuldades que terão de enfrentar para alcançarem os seus objetivos, estão aí na luta. E o melhor, é saber muitos desses conseguiram realizar os seus sonhos. Detalhe: a maioria dessas pessoas utilizaram a força de vontade e, acima de tudo, o comportamento ético como alicerces com a finalidade de vencerem na vida.

Chega a parecer um absurdo acreditar que alguém possa ser capaz de subir na vida sem levar vantagem, mas, por incrível que pareça, existe sim essa possibilidade, ainda que pareça bastante remota.

Força de vontade e conduta ética são sim os alicerces essenciais para serem utilizados pelo indivíduo na busca de seus propósitos. Sendo assim, já está mais do que na hora de nós, brasileiros, deixarmos de lado esse "complexo de vira-latas" e outros empecilhos e seguirmos os nossos caminhos.

Também, não se pode esquecer que essa tese de "dar um jeitinho" está mais do que sucateada, apesar de ainda existir inúmeros adéptos dela.