5 MINUTOS!

5 minutos!

São 18:55 de uma sexta-feira. Estêvão entra no prédio da escola, apresenta documentação na recepção. Alguém que acabara de vir da secretaria, entra no elevador e nem percebe Estêvão na porta. Estêvão sobe correndo as escadas até o 4º andar e chega até à porta da sala no final do corredor.

- Boa noite.

- Posso deixar minha caixa de ferramentas aqui? É que não deu tempo de ir em casa senão eu perdia a prova. É... boa noite!

- Coloca ali encima daquela mesa. Só não esquece, senão vai ficar na minha coleção de “esquecidos noturno” e ninguém volta pra buscar. Qualquer dia faço um topa-tudo só com as coisas que vocês esquecem aqui. Quer ir ao banheiro? Lavar o rosto... tomar uma água? Dá tempo…

- Não, professora. Tô bem. É que subir as escadas correndo.

- Desculpa! Quando vi, já tinha apertado o 4. Aí tentei abrir a porta e acabei me atrapalhando toda.

Essa era a pessoa que fechou a porta do elevador, e, demasiado tarde, percebeu que o Estêvão também tinha pressa em chegar ao seu destino.

- Documentação, por favor. Assina em frente ao seu nome na lista de presença igual ao seu documento. Este é o seu caderno de prova. Pode se sentar na penúltima carteira dessa fila aqui próximo da porta.

Estêvão guarda as ferramentas; acomoda-se na cadeira, puxa a carteira até o peito. Fecha os olhos e respira fundo por alguns instantes.

São 19:00.

- Pessoal, boa noite novamente! E mais uma vez confiram, e se não estiver desligado, desliguem celular, eletrônicos e afins, por gentileza! Ligar só da porta pra fora. Vamos aos avisos: a prova tem início agora (aponto para o relógio); termina às 22. Tem duração mínima de 1 hora; assinar o gabarito igual ao documento apresentado; marquem o gabarito primeiro a lápis e depois passar a caneta. Gentileza não escrever no caderno de provas: ele é só pra consulta! Confiram novamente se tem gabarito e rascunho no caderno de provas; se precisar de mais rascunho, levanta a mão: eu vou até vocês. Ao final, devolvam tudo. Confiram se é a prova que vocês vieram fazer, senão, levanta a mão. Se estiver tudo certo, boa prova, sucesso para todos! Alguém vai precisar de lápis, caneta, borracha…?

Agora que todos estão acomodados e concentrados cada qual com sua prova, presto atenção naquelas pessoas à minha frente. Aquele rapaz de seus 30 anos concentrado na leitura, as pernas abertas e esticadas alcançam a mesa à sua frente, de modo que suas botinas quase encostam nas sacolas de compras do Supermercados BH, que pertencem à sua vizinha de fileira. As botinas ainda guardam marcas de um dia pesado na construção civil; ao seu redor, vejo moças de uniformes. Com certeza, ficaram o dia inteiro em pé, atendendo clientes em lojas de departamento. Quando elas entraram na sala, me pediram declaração de comparecimento. Muito provável saíram mais cedo da labuta para estar aqui às 18:45, quando inicia a entrada do pessoal da prova de banca.

Fico pensativa: à minha frente, vejo pessoas amadurecendo sonhos.