FRIAS MANHÃS DO SUL

DAS LEMBRANÇAS DO FACE

 

26 de junho de 2016 às 10:04 ·

Manhã neblinada de um outono/inverno qualquer na bucólica e poética Malet.

[Malet que inspirou até Cecília Meireles quando de sua passagem por aquela cidade ,nossa vizinha,num trem internacional nos fins dos anos 30, a escrever mais uma de suas crônicas encantadas]

Eis-me aqui,um reles mortal,criando no imaginário o soar destes sinos a dilacerar o silêncio aramado das pastagens,entrando de mansinho nas fendas da estradinha de chão,no calor dos ninhos,no aconchego de casas daquela gente de olhos de céu e cabelos de trigais.

"Nêntcho" tá na hora do santa missa.Levanta já desta cáma!"

Diria alguém que à mim deixou uma saudade que faz bem.

Uma carroça cor de abóbora traria uma bapka cheirando a leite de colonia e naftalina,lençinho branco à cabeça...(Seria a viúva Grudinska,com seus 93 anos plenos de vitalidade?)

Não!

Esta partiu numa manhã gelada do inverno dos anos 80.É hoje mais uma "saudade que faz bem".

E os sinos tocam...

Os fiéis vão-se pouco a pouco aproximando-se do templo.Não mais as carroças, (essa é apenas uma imagem saudosista) modernos automóveis hoje os conduzem.

Porém,todo soar de sino evoca -me um "não sei quê" de uma saudade . Daquelas que a gente sente e não sabe muito bem como explicar.É o que agora experimento, criando no imaginário a magia desta manhã fotografada, com ares tão característicos de nossa região.

Dentro do peito soam os sinos do meu templo interior num claro convite à reflexão,à meditação.

É domingo!  Dia do Senhor.

Dia de celebrar a vida !

Dona Vandinha,dona Nena e Cia. já sobem a ladeira de pedras que leva à Paróquia de São João.

O detalhe fica por conta do chale branco de Vandinha e sua peculiar bolsa preta.

Hoje,optei por não fotografá-las.

Apenas as acompanhei do meu portão,até que a primeira esquina as engolisse.

 

Joel Gomes Teixeira

IRATIENSE THUTO TEIXEIRA
Enviado por IRATIENSE THUTO TEIXEIRA em 26/06/2023
Código do texto: T7822375
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.