E SE DEUS NÃO QUISER?

Muita gente emenda quase todas suas frases com "se Deus quiser" ou "graças a Deus", num gesto típico de piloto automático. Não vejo nelas qualquer manifestação de fé ou de determinada crença. Fala-se isso com a nítida impressão de inserir a presença divina nas coisas banais do cotidiano e assim terem um álibi, ou parceiro, pra justificar um sucesso ou fracasso, especialmente quando algo não saiu exatamente como queria. Suponho que Deus tenha bem mais o que fazer do que dar uma mãozinha em certas situações frugais dos humanos. Sem contar aquele Mandamento de não pronunciar o nome Dele em vão e que é descaradamente descumprido. Mas tem uma frase que envolve o "dono do show" que considero válida e pertinente: "Deus ajuda a quem cedo madruga". Acordar junto com o raiar do dia, arregaçar as mangas e enfrentar os desafios que aparecerão ao longo do caminho fazendo uso das próprias mãos, e do próprio suor, talvez seja a forma mais justa e possível de receber alguma mãozinha dos céus. O resto é pura ladainha que não deve chegar nem perto dos ouvidos divinos.

Oscar Silbiger
Enviado por Oscar Silbiger em 26/06/2023
Código do texto: T7822424
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.