TENTANDO ENTENDER A GUERRA ENTRE A RÚSSIA E A UCRÂNIA

Segunda-feira, 26 de Junho de 2023.

Está havendo algo muito estranho nesse assunto envolvendo a guerra entre a Rússia e a Ucrânia. A começar pelo tamanho de ambos os territórios destes dois países. A Rússia possui um território geográfico em torno de 17.000.000.000 quilômetros Km2 , enquanto a Ucrânia 603.700 Km2. É uma diferença díspar entre ambos os países.

Essa mesma diferença se dá no conteúdo entre seus exércitos. A Rússia possui cerca de 2.000.000 de homens, enquanto a Ucrânia 300.000. Convenhamos, é um desequilíbrio acentuado entre ambas as nações. Sendo que a Rússia possui plena soberania bélica entre essas duas nações.

Não se precisa ser especialista em guerra, até porque tal classificação é um tanto insuspeita, haja vista que uma guerra não é algo que acontece corriqueiramente no mundo. Elas são raras, no sentido global. Apesar que sabemos serem os Estados Unidos um dos maiores fomentadores desses exercícios.

Então, como pode uma guerra como essa atual entre Rússia e Ucrânia perdurar tanto tempo? A lógica definiria que a Rússia em pouco tempo abafaria a Ucrânia, tomando-lhe tudo o que fosse possível. Ou permitido.

Naturalmente que ambas as nações sabem muito bem de seus mútuos prejuízos. E em todos os sentidos. Mesmo que algum lado, a Rússia por lógica, fosse a vencedora desses confrontos. Mas os rastros de destruições que se observariam, dariam muito bem para constatar tudo aquilo que não se deveria perpetrar nessas condições.

É óbvio que uma questão como essa envolve muita coisa. Os interesses são muitos e diversos. Talvez o principal deles seja oriundo do orgulho, desse ou daquele comandante. Mas isso implicaria dizer que há uma organização mundial que é responsável por agressividade de alguma nação no mundo, devendo agir imediatamente para por fim a tal litígio.

Mas parece que até agora essas alternativas não foram devidamente tomadas ou o foram parcialmente, permitindo que esse absurdo continue entre ambas as nações, sem observar o sofrimento de suas populações, que envolvem velhos e crianças, que precisam ser protegidas e defendidas.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 26/06/2023
Código do texto: T7822472
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.