A Solidão e a Solitude. Parte 2

A Solidão é triste, ela significa que o passado ainda está na vida da pessoa, atormentando, fazendo a pessoa sofrer no seu dia a dia.

Embora esquecer seja difícil, é preciso, é necessário.

Pois só assim a pessoa conseguirá evoluir para ser igual a aquelas que disseram basta tantas vezes e tudo acabou ali, na hora, encerrando a relação tóxica que tinha.

Quem faz isso e decide ficar só passa a ter um modo sadio de viver, a chamada "Solitude".

A Solitude é a parte positiva de uma pessoa que deseja a paz, nem que seja para dar um tempo, para repensar as próprias atitudes e a de outras pessoas, analisando inclusive os ambientes que frequenta.

Na Solitude a convivência com si mesma é uma dádiva, é um estado de amor próprio, de "eu me amo".

A pessoa consegue analisar os prós e contras de uma relação e como ela deve ser para que dê certo para si e para a outra pessoa.

Literalmente a pessoa renasce e quando decidir estará pronta para seguir em frente.

Então a Solidão pode facilmente transformar-se em Solitude.

Como?

Primeiro você deve se sentir bem só, curtir o lado bom e normal da vida, a vida de uma pessoa "solteira", escutar músicas, tomar umas para quem gosta, cozinhar para si mesma, sair, passear ou viajar.

Em segundo, não há compromissos, não há satisfações a dar para ninguém. Você sai, vai na casa de amigos ou os recebe em sua casa, vai a barzinhos, festas ou baladas, conversa ou dança com quem quiser, sabendo que voltará só para casa.

Nesse modo de viver, as outras pessoas não nos afetam, não importando como agem ou pensam.

É um estado egocêntrico sim, meio "egoísta" também, porque o que importa somos nós.

Então, enquanto a Solidão é um fim, a Solitude é um recomeço.

Uma nova tentativa de viver algo diferente, com alguém diferente, que faça sentido em nossa vida.

Pois a vida é um livro aberto, com páginas em branco,que aceitarão as linhas que você se decidir a escrever.