“O QUE SEU PROFESSOR NÃO CONTOU SOBRE A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - Parte 1” ... 17h28min.

Este vídeo é bem elucidativo, dura 24 minutos, abrangente, contando de como era a vida, dos cidadãos antes da Revolução Industrial, uma sociedade pobre, se refere a Inglaterra, mas com certeza era inerente a todos países da Europa...

A Revolução Industrial veio para dar as pessoas uma melhor condição de vida, o que não deixa de ser a abençoada Lei do Progresso.

Mas, havia os profetas do pessimismo, com destaque ao filósofo Marx, ferrenho crítico e opositor do Capitalismo, pois achava este sistema era a causa de exploração, da mão de obra, quando na prática aconteceu o contrário, o Capitalismo, pode até não ser um sistema “perfeito”, mas dá a liberdade de crescimento, visto que grandes empresários, praticamente começaram do “nada” e acabaram prosperando, e, consequentemente, gerando novos empregos, dando melhoria de vida, a muitos...

As “profecias” do filósofo, autor do livro o Capital, não se concretizaram, o capitalismo, prosperou, dando a liberdade de escolhas, em que a priori, toda sociedade prospera, é logico que isto vai depender do esforço de cada um...

Em termos de comparação, Capitalismo e Comunismo, a diferença é alarmante, pois no segundo caso onde vigora esta ideologia, avança a miséria, o “patrão” é o Estado, não há concorrência, temos um exemplo do que aconteceu na Rússia, então a URSS, entre 1940 a 1955, 18% de sua população foi condenada a trabalhos forçados, para “reeduca-los”, mas de 200 mil foram fuzilados, sem dó e piedade...

Antes da Revolução Industrial, as crianças já iam aprender um ofício com sete anos, por vários anos, que na realidade era um trabalho escravo. Tudo isto foi abolido, com esses avanços do século XVIII, que modificou para melhor a vida das pessoas...

Encerramos com as palavras do filósofo deste século Paul Jonnson, do livro Os Intelectuais, página 80: “Como ele (Marx) não estava disposto fazer nenhuma pesquisa de campo por conta própria, (...) teve de deturpar sua principal fonte de informação para não abandonar sua tese. O que se percebe depois, de leitura de O Capital é a incapacidade inata em Marx de entender o Capitalismo. (...). O livro era, e é, desonesto em sua estrutura. (...) Ele fracassou exatamente por não ser científico. Toda sua obra reflete uma desconsideração pela verdade”. 18h23min.

Recomendo: vale apena ver no Youtube: O QUE SEU PROFESSOR NÃO CONTOU SOBRE A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.

Curitiba, 28 de junho de 2023 – Reflexões do Cotidiano – Saul

Karl Marx 1818/1883

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

mensagensespiritas.site walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 28/06/2023
Reeditado em 03/07/2023
Código do texto: T7824784
Classificação de conteúdo: seguro