Rumo à terrinha

Nossos antepassados atravessaram o oceano para aqui conquistar a qualidade de vida que, à época, julgavam não ter lá.

Nossa família chegou aqui em 1923, com a avó Rosa Monteiro trazendo o filho Antonio Fernandes na barriga, prestes a nascer na nova terra. Já os avós Abel Diniz e Ana Anunciação Saraiva aportaram em Santos em 1925. Largaram tudo para trás, suas memórias afetivas, o pouco patrimônio que possuíam, os parentes chegados, aquele ambiente familiar e confortável do lugar onde nasceram e mergulharam neste país em busca de um futuro de segurança.

Décadas se passaram e todos conquistaram, à sua maneira, os objetivos que imaginavam. E agora me deparo emocionado com toda essa história tão importante! Durante todo esse tempo não percebia o quanto tudo isso teve de coragem e determinação dessas pessoas queridas. Na inocência de criança via como normal, sem apreender as renúncias e todas as dificuldades vividas.

Nestes tempos me deparo com uma volta às origens de muitos brasileiros, muitos pelos mesmos motivos, talvez até inconscientemente, desses fatos que trouxeram seus ancestrais para cá.

E nesse movimento pendular, penso que devemos considerar a realização de nossos ancestrais, atribuindo a eles toda a alegria e felicidade de sermos brasilgueses!

E agora a Ju indo passear em terras lusitanas! Filha, leve junto esse nosso espírito de amor pela “nossa terrinha”! Boa viagem!

Maneco Diniz
Enviado por Maneco Diniz em 01/07/2023
Código do texto: T7827030
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.