Quando A Estória Se Confunde Com A História

Eric do Vale

O momento pelo qual estamos vivenciando nos permite, sempre que possível, desenvolver a seguinte ideia: " Eu já vivi essa situação, antes".isso não tem nada a ver com dejá veux, porque me considero leigo em qualquer assunto referente a psicologia.

Para ser mais claro: a situação vigente, corresponde a uma novela, filme ou peça de teatro em que, sempre, temos a certeza de que conhecemos aquela estória a qual está nos sendo apresentada. Mudam-se os nomes e o título; mas o enredo é o mesmo.

Não muito diferente, ocorre com o substantivo utilizado para definir acontecimentos reais, distinguido-se da mesma palavra que classifica situações ficcionais pela substituição de uma vogal por outra, além do emprego da consoante.

O contexto vigente em nossa política equipara-se aos tempos da Guerra Fria que culminou com a implantação da ditadura militar, no Brasil, originando a polarização ideológica que torna-se cada vez mais nítido, na contemporaneidade.

Caso desejarmos voltar no tempo, terminamos é possível perceber, retrocedendo dois séculos, que tal divisão política não encontra-ss restrita apenas no velho jargão "esquerda" e "direita", como muitos pensam.

A polarização ideológica que vigora, em nosso país, abrange também os progressistas e reacionários. Os mesmos que, outrora, divulgavam as suas ideias, em tempos remotos, econtram-se cada vez mais ativos, na atualidade, com as suas plataformas de governo, retóricas contundentes e representadas por figuras emblemáticas. Fazendo jus ao pensamento do Chico Buarque: "A história que adora uma repetição".

Seja ficcional ou não, mudam-se os personagens; mas o enredo ou contexto, como preferirem os leitores, estão ai a todo o vapor