Plantas também ensinam

Essa é Anita... como a Ekberg de "La Dolce Vita", filme de Federico Fellini.

 

Mas, ao contrário daquela, essa era mirradinha e só tinha um único galhinho que fui cuidando e regando todas as noites durante um bom tempo.

 

Eu gosto de cuidar das plantas, e não só delas, mas também dos meus amigos (estou para as flores tanto quando para a queda da folhagem).

 

No passado eu cuidei um pouco de uma flor chamada Flávia, que eu conheci no Inca e que eu nem imaginava que era uma paciente terminal.

 

Fiquei triste com sua partida e foi só aí que entendi a gravidade do que ela estava vivendo. Flávia era do teatro e foi isso que nos ligou dentro daquele hospital.

 

Eu não vi Flávia partir. O que vi foi um quarto vazio quando fui visitá-la mais uma vez. Ao perguntar por ela a uma enfermeira, a resposta foi "ela não não resistiu, Oscar e partiu ontem à noite. Eu sinto muito te dizer isso".

 

Foi difícil ouvir aquilo, doeu muito. Aquelas palavras pareciam farpas. Fiquei mal, mas depois me consolei por termos compartilhado boas risadas e bons momentos juntos enquanto ela esteve ali naquele quarto, que poucas horas depois já receberia outra pessoa.

 

Eu e Flávia tínhamos um acordo: Quando um estava mais debilitado que o outro, alguém ia lá regar sorrisos no rosto. Nunca combinamos. Simplesmente acontecia. Nos víamos todos os dias. A importância de regar, cuidar e cultivar a gente aprende um pouco com as plantas. E é lindo porque elas só querem o nosso amor. Mais nada.

 

Cuidar é arte que requer paciência, prática e muita calma. Assim também são os nossos amores, amigos e também o nosso ofício

 

Cuidando de plantas eu aprendi muitas coisas sobre mim, sobre força, empenho, dedicação, rotina, calma, paciência, lealdade, companheirismo, graciosidade, desafios, superação e também sobre florescer ou renascer do nada.

 

Eu gosto de plantas porque eu gosto da vida e de pessoas. Andar em jardim florido é ótimo, mas é muito melhor quando você vê que o que um dia foi semente, floresceu porque você plantou, regou e cuidou para que aquele jardim bonito amanhecesse assim tão cheio de flores.

 

Eu estou cuidando do meu jardim com muito amor. E você? Como está cuidando do seu?

 

Blogtree

Oscar Calixto
Enviado por Oscar Calixto em 05/07/2023
Código do texto: T7830082
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.