Chegar aos 60 não foi exatamente um choque, mas uma surpresa por ter passado tão rápido. Comemorei com uma pequena reunião e um amigo de um amigo querido me disse: Parabéns e você não aparenta a idade que tem. Agradeci e fiquei feliz, principalmente porque tudo em mim é original. Nunca fiz nada para parecer mais jovem. Nada mesmo. Gosto das minhas rugas porque elas contam a minha história e cada uma delas tem um importante significado.

          Acho que a grande sacada para uma velhice plena é ter um belo projeto de vida. A velhice na verdade é o preparo para voltarmos a vida espiritual. É o tempo de sermos tolerantes, humildes, bondosos e de praticarmos o desapego. Adoro rir, às vezes dou o silêncio como resposta, cultivo minhas amizades antigas, aprendi a dizer não quando necessário e estou conquistando uma liberdade verdadeira que só a maturidade oferece.

          Cheguei a conclusão que não posso controlar o que as pessoas pensam ou sentem a meu respeito, então, não posso e não quero mais viver a minha vida de acordo com a opinião das pessoas. Ninguém vai sofrer, chorar ou morrer no meu lugar, por isso vivo da maneira que é conveniente para mim. Se estou sendo egoísta? Claro que não. Nunca fui tão feliz e verdadeiro com as pessoas e comigo mesmo. Meu mundo está longe de ser perfeito mas está muito mais real e bem menos tóxico.

           Eu não sinto a passagem do tempo. Apenas percebo quando olho espelho e vejo que meu rosto não é mais o mesmo, mas por outro lado a minha expansão espiritual está maior, mais sensivel e me faz ver o mundo de outra forma, com mais empatia e menos egoísmo. Tenho consciência que estou envelhecendo, mas estou ótimo. Nunca permitirei que o etarismo interfira nos meus planos ou projetos e as limitações que vierem naturalmente vou aprendendo a lidar com elas.

          Un toast à la vie!!!!!

José Raimundo Marques
Enviado por José Raimundo Marques em 07/07/2023
Reeditado em 05/10/2023
Código do texto: T7831505
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.