Consignado non (per)signado

Ligação pelo Zap. Dona Vilma.

A avó da Nenê. 93 primaveras. Vendendo saúde. Exames de rotina com resultados invejáveis: hemograma, glicose, colesterol, triglicérides, creatinina, potássio, tireoide, ácido úrico. Absolutamente todos sem nenhuma alteração. E o melhor: lucidez plena!

Cozinha, lava, passa, costura, cuida das plantas, varre, limpa, esfrega, sobe escada, vai a pé pra igreja, pro centro, pro mercado, pro dentista: é o puro creme da longevidade, com qualidade de vida!

Só peca mesmo pelo excesso de bondade...

- Alô, Ricardo... Ricardo... meu filho... Ligou... Moça... Banco... Dinheiro... Pensão... Valdir... Devolver...

Ah, Dona Vilma! Só liga pelo Zap. E toda vez o Ricardo acaba tendo que ligar de volta pra ela porque não consegue entender nada do que ela tá falando.

- É que ligar do Zap é muito mais fácil, meu filho! Eu vejo sua carinha lá, bato o dedo e pronto...

Mas qual a vantagem, Dona Vilma, se depois a gente não consegue conversar?

Pior que não adianta nada pedir pra ligar pelo telefone. Então, repita-se o procedimento sempre que necessário...

- Tá cortando, Dona Vilma! Peraí que já retorno pra senhora...

- Tá me ouvindo agora, Ricardo?

- Agora sim, né Dona Vilma! Pelo que consegui entender, tem a ver com o banco, com a pensão do seu Valdir...

- Então, meu filho! Hoje à tarde recebi uma ligação do Banco FAN. A moça me falou que eu tenho um dinheiro pra receber. Uma moça muito educada, por sinal...

- Dinheiro pra receber, Dona Vilma? Que dinheiro é esse?

- É da pensão do Valdir! Lembra que o primeiro pagamento veio pelo Banco FAN?

- Lembro sim! Mas logo depois a gente fez a portabilidade pra conta da senhora no Itaipu...

- Isso mesmo! Mas a moça do Banco FAN falou que, mesmo depois que parei de receber por lá, todo mês eles continuaram a descontar cinquenta reais do meu pagamento...

Aí o Ricardo já começou a desconfiar...

- E agora eles tão sendo obrigados a devolver esse dinheiro, que eles descontaram indevidamente!

Banco ligando pra devolver dinheiro...

- Mas, Dona Vilma, como é que eles vão devolver esse dinheiro pra senhora, se a senhora nem tem mais conta lá?

- Ah, a moça me falou que vão depositar direto na minha poupança do Itaipu! Inclusive ela mesma informou o número da agência e da conta e pediu pra eu confirmar.

E já vem a queimação no estômago...

- Essa moça já tinha os dados bancários da senhora?

- Tudo batendo direitinho! Inclusive logo depois ligou um rapaz do Itaipu pra confirmar que o Banco FAN ia fazer a transferência...

Agora já tava subindo pelo esôfago...

- Acredita que ela também já tinha todas as minhas informações? Confirmou o nome da minha mãe, o do meu pai, local e data de nascimento, RG e CPF, os números dos meus dois benefícios do INSS...

- Dona Vilma, por acaso essa moça chegou a pedir autorização pra senhora pra fazer essa devolução na sua conta?

- Autorização não, Ricardo! Mas pediu pra eu mandar pra ela uma foto do meu RG.

Que alívio! Ainda bem que a Dona Vilma não sabe mandar foto pelo celular!

- Ainda bem que a senhora não mandou, Dona Vilma!

- E quem disse que eu não mandei, Ricardo?

- Não acredito, Dona Vilma! A senhora mandou? Mas a senhora sempre diz que não sabe mexer no celular, que tem dificuldade pra digitar, mandar mensagem, que só consegue mandar áudio...

- É tudo verdade, meu filho! Mas eu dei meu jeito pra mandar a foto do RG pra moça. Eu até liguei pra Nenê pra pedir ajuda, mas ela não atendeu. É certeza que tava em reunião lá no escritório - pior que tava mesmo. Pra Mari Liz nem liguei porque ela não pode atender celular durante o expediente.

- Por que a senhora não ligou pra mim, Dona Vilma?

- Porque também não queria atrapalhar você no seu serviço, meu filho!

- Pelo amor de Deus, Dona Vilma! Nessas situações tem que ligar pra gente, tentar falar com qualquer um de nós até conseguir e, se não conseguir, não tomar nenhuma decisão, não fazer nada por conta própria!

- Calma, Ricardo! Também não precisa ficar nervoso assim! Deu tudo certo! Eu pedi ajuda pra Laisa, a filha da vizinha. Eu abri o portão pra ver se tinha alguém na rua que pudesse me ajudar e ela tava ali na frente, brincando com os amiguinhos...

Típico caso em que deu tudo certo pra dar tudo errado!

Pressão 18x12, palpitação, braço formigando...

- A senhora foi pedir ajuda na rua, assim, pra quem estivesse passando, pra mandar pro banco uma foto de um documento da senhora pra receber um dinheiro?

- Eu fui, ué! O que é que tem de errado?

Misericórdia, hoje eu infarto!

- Menos mal que a senhora encontrou alguém conhecido, né Dona Vilma? A filha da vizinha, de nove anos...

- Foi uma benção, meu filho! Ela fez tudo direitinho! Pensa numa menina esperta! Pegou o celular, fez a foto, mandou pra moça do Banco FAN, foi vapt-vupt!

- Dona Vilma, a senhora chegou a perguntar ou a moça do banco chegou a mencionar o valor que vai ser depositado na conta da senhora?

- Agora é que vem a melhor parte, Ricardo! 15 mil reais! Mas tô numa alegria que você nem faz ideia, meu filho! E olha que você sabe que eu nem ligo muito pra essas coisas de dinheiro, mas uma bolada dessa deixa qualquer um feliz, né?

Agora já é o olho pulando, involuntário! Se entortar a boca, então! É infarto e AVC! Dessa vez me vou...

- 15 mil, Dona Vilma? Tem certeza que é tudo isso mesmo?

- Certeza absoluta, menino! Fiz questão de pedir pra ela repetir porque eu também não tava acreditando.

- Dona Vilma, essa conta não fecha! Não faz nem três anos que a senhora começou a receber a pensão do seu Valdir. Com as correções, esse valor não chegaria nem a três mil!

- Ah, a Letícia me explicou que nesses casos de desconto indevido o banco é obrigado a pagar o dobro do valor pra gente!

- Letícia é o nome da moça...

- Um anjo! Precisa de ver a fineza com que me tratou. Ah, e tem uma surpresinha pra todo mundo, viu? Vou dar milão pra cada um de vocês: pra Nenê, pra Mari Liz, pra você, pras meninas e pra Laisa, porque se não fosse ela...

- Milão pra todo mundo, Dona Vilma?

- Não vai ser uma alegria pra todo mundo? Pra que é que eu vou querer ficar acumulando dinheiro nessa altura do campeonato, meu filho?

E o Ricardo não teve coragem de jogar água no chopp da Dona Vilma. Mesmo porque ainda tava meio que na dúvida, se agarrando naquele fiozinho de esperança de que fosse tudo verdade mesmo.

Mas lá no fundo da alma já sentia que a Dona Vilma tinha caído num golpe. Só não sabia qual...

- Tá certo, Dona Vilma! Então vâmo esperar a grana cair na conta, né?

- A Letícia falou que é amanhã! Já tô contando as horas. Acho até que vou ter que tomar um remedinho pra dormir....

E não é que o dinheiro amanheceu mesmo na conta da Dona Vilma!

- Viu só, Ricardo! Ficou duvidando da honestidade da moça, né? Que coisa feia, menino! Transferiu o dinheiro direitinho! E rapidinho, hein? Mais fácil até do que se tivesse pedido um empréstimo...

E foi aí que acendeu uma lampadinha que iluminou a mente do Ricardo...

- Honestidade! A Dona Vilma caiu num golpe legal - a princípio, tudo indicava que a operação era totalmente lícita.

- Dona Vilma, é o seguinte: não mexa nesse dinheiro de jeito nenhum!

- Mas, Ricardo! Tá tudo certo!

- Tá tudo errado, Dona Vilma! E vou mostrar pra senhora...

Aí o Ricardo pediu pra Mari Liz dar uma ligada pra Luciana, a amiga dela que trabalhava no INSS.

- Pergunta pra ela se tem como puxar o extrato do benefício da pensão do seu Valdir, por gentileza!

Em dez minutos o serviço tava dado e o esquema decifrado.

- Pois é, Dona Vilma! Emplacaram um empréstimo consignado no benefício da senhora. 15 mil pra pagar em oitenta e quatro prestações: vai acabar saindo por 42 mil...

Aí a casa caiu...

Primeiro a negação.

- Não é possível! A Letícia não falou de empréstimo em nenhum momento!

- É por isso que se chama golpe, Dona Vilma!

- Mas eu não autorizei empréstimo nenhum!

- Será mesmo? A senhora enviou a foto do RG! E por acaso tem mais alguma coisa que a senhora possa ter esquecido de contar pra gente?

- Pois é, né! Então, assim, né...

- Pediram mais alguma coisa além do documento?

- Ela mandou umas perguntas e disse que eu precisava responder sim pra ela poder liberar o dinheiro...

- É certeza que uma das perguntas era sobre a autorização pro consignado, Dona Vilma!

- Mas eu não assinei nada, eu não pedi nada, eu não queria dinheiro emprestado...

- Esse pode ser o único furo dos vigaristas: esse tipo de contratação só pode ser realizado de forma presencial, com assinatura do solicitante. É por aí que a gente vai tentar anular essa transação....

- Mas e o rapaz do Banco Itaipu? Ele também faz parte do bando?

- Só faz, Dona Vilma! Funciona assim: o Banco FAN pagou pra um funcionário do INSS fornecer os dados do benefício da senhora e pagou pro funcionário do Banco Itaipu pra forjar a autorização e fornecer os dados da conta da senhora pra depositar o dinheiro...

- Ah, olha só isso! Acabei de pesquisar aqui o nome completo do Banco FAN: Banco de Financiamento para Aposentados e Negativados!

E aí bateu a desilusão.

- Não acredito! Tão amável, tão solícita! Me fez de boba! Que tola que eu fui!

- Fica assim não, Dona Vilma! Esse pessoal é profissional da malandragem. Eles tem a manha, a lábia, enganam gente de tudo que é classe social e grau de instrução. Pode acreditar que cai até quem não quer...

- E agora? Será que tem jeito de desfazer esse engodo?

- Vâmo tentar de tudo, Dona Vilma! Fazer Boletim de Ocorrência, registrar reclamação no Procon, enviar solicitação de cancelamento do empréstimo pro INSS, encaminhar pedido de anulação pro banco...

- Mas antes de qualquer coisa, a senhora pode me passar o contato da tal de Letícia, por favor?

- Banco FAN, Letícia, bom dia!

- Letícia, meu nome é Ricardo Sestim, sou neto da Dona Vilma Nogueira Francisco. Tô ligando pra pedir pra você cancelar o consignado de 15 mil que caiu na conta dela no Banco Itaipu, ontem.

- Peço desculpas, seu Ricardo! Mas não sei do que o senhor está falando...

- Olha só, Letícia! A gente já descobriu tudo! Tô aqui com o extrato do benefício dela: tem um empréstimo de 15 mil pra ser pago em 84 prestações. Tô te pedindo a gentileza de providenciar o cancelamento, pra evitar todo o desgaste que a gente vai ter...

- Senhor, não posso cancelar um empréstimo que não fiz! Se a sua avó contratou um consignado não foi comigo!

- Mas consta aqui que foi contratado junto ao Banco FAN, moça! Vou falar só mais essa vez: se você não cancelar agora, tô saindo pra Delegacia pra registrar o B.O.!

- Pois o senhor fique à vontade pra adotar as medidas que julgar necessárias. E cuidado com as palavras: essa conversa está sendo gravada e eu também posso registrar uma ocorrência de calúnia contra o senhor. Passar bem!

É pra acabar: é o poste mijando no cachorro!

E o pior é que não parou por aí!

Dois dias depois caiu outro consignado pra Dona Vilma, agora vinculado ao benefício dela!

- Olha aqui, Ricardo! Agora foi com a minha aposentadoria! E olha o valor: 27 mil pra pagar em 84 parcelas. Vai dar mais de 70 mil!

- A senhora tem bastante daquele remedinho pra dormir ou precisa comprar mais?

E a Dona Vilma passou noites e noites sem pregar o olho. Não conseguia desligar nem com dose tripla do calmante.

E foi uma novela que não acabava nunca pra desfazer os empréstimos.

O Ricardo fez tudo o que tinha que fazer: registrou B.O., reclamação no Procon, notificação no INSS, pedido de cancelamento no site do banco.

Mas descobriu que a única forma de anular os empréstimos era via telefone, direto com a Central de Atendimento ao Cliente.

E foram três dias de inúmeras tentativas que resultavam só em sinal de ocupado e chamadas não atendidas.

Até que...

- Banco FAN, Central de Atendimento ao Cliente, boa tarde!

Aí o Ricardo despejou tudo o que tava represado. Contou a história toda, tintim por tintim...

- Senhor Ricardo, seu relato infelizmente corrobora uma onda de fraudes que atingiu o Banco FAN com o impacto de um tsunâmi. Para cancelar os empréstimos contraídos sem subscrição formal, é necessário que o próprio solicitante, no caso, a Dona Vilma, apresente a requisição pessoalmente. O senhor poderia colocá-la na linha, por gentileza?

- Claro, pois não! Ela está aqui ao meu lado!

Tava nada! Terça-feira, três da tarde! O Ricardo tava no DRS, em pleno expediente! Mas não podia perder a chance de jeito nenhum! E o jeito foi afinar a voz...

- Boa tarde, moça! Aqui é a Dona Vilma...

Claro que a atendente sacou que era o Ricardo se passando por Dona Vilma...

Mas também já devia tá de saco tão cheio das centenas de reclamações e pedidos de cancelamentos de empréstimo, que acabou dando o flow...

- Tudo certo, Dona Vilma! Seu pedido já está cadastrado! Agora a senhora só precisa enviar pra gente, em PDF, uma requisição escrita, de próprio punho, assinada pela senhora, relatando todo o ocorrido e solicitando formalmente o cancelamento dos dois empréstimos. O Banco FAN agradece a sua compreensão...

Aí o Ricardo perdeu a linha. E com voz de Ricardo!

- Mas é pra cair a arruela do toba, mesmo! Ninguém exigiu pedido de empréstimo assinado pela Dona Vilma pra enfiar dois consignados na guela dela, mas pra desfazer a maracutaia tem que mandar requerimento subscrito! É o consignado não signado e o desconsignado assinado!

E lá foi o Ricardo - de novo - escrever a história do golpe do consignado, botar a Dona Vilma pra "signar o documento", pra poder mandar pro banco providenciar o cancelamento junto ao INSS.

Sem contar a parte de ficar com o toba na mão por ter que transferir os valores dos empréstimos de volta pro banco, sem garantia nenhuma de que o banco faria a parte dele.

Mais algumas noites de insônia, não só pra Dona Vilma....

Até que chegou o dia da libertação!

Os dois benefícios da Dona Vilma limpinhos, provisionados na íntegra, sem previsão de nenhum desconto de empréstimo consignado.

- Ô, Glória!

- E agora, Ricardo, se eles tentarem fazer essa trambicagem de novo?

- Fica tranquila, Dona Vilma! Sabia que lá no aplicativo "Meu INSS" tem a ferramenta que permite o bloqueio do benefício para empréstimos consignados? Já fiz os bloqueios pros dois benefícios da senhora...

- Verdade, meu filho? Por que será que ninguém divulga isso, hein?

- Por que será, né, Dona Vilma?

- Ah, mas agora eu já sei como lidar com esses malandros...

E não é que não deu nem um mês e o Banco FAN ligou de novo pra Dona Vilma?

- Pode depositar na minha conta sim, minha querida! Mas já vou avisando que vou distribuir esse dinheiro no mesmo dia. Bem esfareladinho! Meus benefícios tão bloqueados pra empréstimos, não assinei nenhum documento: quero ver quem prova que o Banco FAN não fez uma doação pra mim...

E nunca mais ninguém do Banco FAN ligou de novo pra Dona Vilma...