Fotograma do filme "Sailor Moon Cosmos" (2023), ainda inédito no Brasil. O confronto entre Sailor Moon e Galáxia, no corpo-a-corpo. Ambas poderosas, estão em campos opostos. Galáxia luta pelo poder e Sailor Moon luta pela justiça.

 

 

Sailor Moon versus Galáxia: a luta entre dois conceitos antagônicos

 

"Sailor Moon Cosmos, o filme" é a nova duologia de Naoko Takeushi, que pela primeira vez leva ao cinema a quinta e final parte do mangá original da década de 1990. A estreia no Japão deste épico duplo de animação deu-se agora em junho, a primeira parte lançada nos cinemas japoneses no dia 9 e a segunda no dia 30. Agora, sem dúvida, deve vir a distribuição internacional, inclusive no Brasil. No mais tardar até o ano que vem este filme deverá ter chegado entre nós, e espero que chegue pelos cinemas.

Nesta fase da saga, quando a Princesa da Lua Branca já atingiu a sua transformação mais avançada, com asas (revelando assim ser ela um anjo), a Terra é atacada pela organização maligna Sombra Galática, que vem de estrelas distantes e assola a Via Láctea, comandada pela vilã Galáxia, a Sailor da Destruição, que está associada ao demônio do Caos. Galáxia quer o poder total no universo e a posse do Sagrado Cristal de Prata, a arma divina que Sailor Moon porta como fiel depositária.

Então, é preciso entender o aspecto filosófico da epopeia, pois se trata do grande dualismo da vida: a opção entre o Bem e o Mal, ou entre a Luz ou as Trevas, ou entre Cosmos (a ordem divina) ou Caos (a desordem demoníaca). Muito mais, portanto, que a simples briga entre super-heróis e super-vilões nessas séries e franquias que envenenam em revistas e filmes repletos de violência, a história de Sailor Moon dá ênfase aos princípios básicos, mostrando que nós somos não as nossas habilidades mas, como disse Harry Potter no filme da Câmara Secreta, "as nossas escolhas".

Num mundo tomado pela "ditadura do relativismo" (para usar uma expressão do Papa Bento XVI) é importante esse discernimento claro entre o certo e o errado.

Qualquer semelhança entre a guerra travada em "Sailor Moon Cosmos" e a guerra mais espiritual que física, que hoje se trava no mundo real, não é mera coincidência.

 

Rio de Janeiro, 10 de julho de 2023.

 

 

 

Abaixo vemos, nos quadrinhos de Naoko Takeushi, da década de 1990, a sequência da cena mostrada no fotograma acima. Galáxia (a Rainha Dourada) derruba no chão Sailor Moon, mas esta a arremessa longe com seu poder espiritual, sem usar braços ou pernas. Galáxia, que se julga invencível, fica surpresa com o revide enérgico da Princesa da Lua Branca. Reparem que o mangá se lê da direita para a esquerda.

Sailor Moon é franquia de Naoko Takeushi (criadora), Kodansha (quadrinhos) e Toei (filmes).

 

 

 

 

Traduzindo as palavras em inglês:

Galáxia: "E então eu encontrei este lugar deslumbrante (refere-se à Terra) e eu sabia que estava louca para tê-la, para que pudesse me tornar a mais forte da galáxia!"

Sailor Moon: "A força de uma navegante guerreira vem trazendo paz e justiça para a galáxia! E para aqueles que amamos e nossos amigos!"

(refere-se Sailor Moon à raça cósmica das "sailors" e sua missão, pois Galáxia é uma "sailor" renegada e corrompida)