DE QUEM É A CULPA?

Francisco de Paula Melo Aguiar

De quem é a culpa de que em cada "reforma" tem algo contra a população indefesa?

Agora mesmo a ideia da reforma tributária nacional deixa aberta a possibilidade dos Estados membros criarem impostos ou taxas complementares.

Ainda bem que o projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados e encontra-se no Senado Federal para ser lido, relido, aprovado ou rejeitado no todo ou em parte.

Assim sendo, a única esperança que o contribuinte nacional tem agora é que as comissões técnicas do Senado se dignem, realmente mastigar cada artigo, parágrafo, item e alínea da referida reforma tributária, apresentem modificações e ou rejeitem todas as propostas "chupa-cabra" no bojo da reforma aprovada na Câmara dos Deputados.

É golpe para os quatro cantos dos ventos da democracia que temos, onde o dinheiro é o "deus" que move a caneta que não falta tinta para sentenciar os súditos pagadores de impostos diretos e indiretos.

Enquanto isso, as ruas das metrópoles, grandes e pequenas, cidades, sítios e vilarejos do Brasil, vivem o inferno da falta de tudo, a começar por segurança pública, assaltos, roubos, assassinatos, drogas e drogados para todos os gostos, se não faltasse a própria segurança eletrônica nas contas bancárias privadas dos benefícios e pensões dos indefesos aposentados em fim de linha.

E os sistema de saúde, por que não é reformado para melhorar o atendimento a todos contribuintes diretos e indiretos, já que o sistema previdenciário brasileiro é universal? Tem postos de saúde pelo Brasil em todos os municípios que não tem médicos, enfermeiros, dentistas, etc, e remédio é coisa do passado?

Não é por acaso que o Brasil vive uma crise humanitária na área de saúde pública, só o governo faz ouvido de marcador.

Assim, se instalam os golpes, crimes, sequestros, homicídios, feminicídios, latrocínios, que atendem a todas as letras do alfabeto brasileiro, fruto da "escola" da vida na prática.

E por que não se faz uma reforma contra tudo isso também para dar garantia a população envolvida?

A pobreza precisa ter garantia no ir e vir, inclusive em suas contas bancárias privadas que recebem ordens de empréstimos nunca formalizados por seus titulares.

A reforma da Educação Básica do Brasil, outra frasqueira, a lei diz uma coisa na teoria e na prática é outra, só existe no mundo da lua, isso porque o próprio ENEM feito pelo MEC arranjou uma "saída", quando resolveu consultar o público interessado para dizer o que acha do novo Ensino Médio? Se deve e ou não continuar como foi aprovado em 2017 pelo mesmo sistema bicameral legislativo nacional. Não existem ainda provas no ENEM que julguem as disciplinas Projeto de Vida, Eletivas e Itinerários Formativos até a presente data, quiçá também no futuro, porque em todas as edições do referido concurso para ingressar na Universidade se inscrevem mais de cinco milhões de candidatos, assim para dizer o que é certo ou é errado de cada candidato via seus projetos de vidas, eletivas e itinerários formativos, será um Deus nos acuda, diante da diversidade e multiplicidades de interesses interdisciplinares individuais.

Até prova em contrário, isso não será mais um instrumento para eliminar filhos de pobres sonhadores que querem fazer cursos universitários preferidos pelos filhos da elite?

Ainda sobre a reforma de ensino imposta, continua suspensa enquanto durar a consulta pública e/ou a consulta pública já terminou e o que o MEC resolveu? Onde se tem a resposta sobre isso?

Quem reforma quer forma para formar novo entendimento sobre determinado assunto público e ou privado.

Então, para que serve o "projeto de vida" dos milhões de drogados dentro e fora do sistema educacional brasileiro, tendo em vista os índices estatísticos sobre o tema? E isso é apenas o til da palavra "educação", assim como da palavra "nação".

Finalmente, de quem é a culpa?

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 11/07/2023
Reeditado em 11/07/2023
Código do texto: T7834185
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.