Deus não é chegado a Prato Feito!

Em matéria de diversidade, não tem pra ninguém, Deus é o cara! O Todo Poderoso não tolera, de hipótese nenhuma, a mediocridade da mesmice! Há centenas de milhões de anos, em determinada época, todos os continentes formavam apenas um "único bloco de terra firme", chamado Pangeia. No dicionário de Deus não existe a palavra "limitação"! Isso não agrada ao Senhor! Então, Deus soprou doses homeopáticas de caos pelos quatro cantos da Terra primitiva, e deu a ordem: Façam-se os continentes! E os continentes foram feitos! Esse foi o pontapé inicial da explosão da vida e da diversidade no nosso singular planeta.

Correndo com a história... Após o dilúvio, os descendentes de Noé, o pregador lunático, tiveram uma péssima ideia! Resolveram construir uma torre que alcançaria os céus. Deus sentado em seu trono celestial, observando de longe as manobras sorrateiras dos homens para aumentar a sua rede de privilégios e poder, não digeriu muito bem a quebra de pactos e transgressão. E desabafou: Não tem jeito não, essa "gentalha terráquea" adora fazer macaquice! Isso não vai ficar barato! Vou dar o troco! E deu a ordem: Façam-se as línguas! E as línguas foram feitas! O circo estava armado! Os homens perderam a capacidade de se comunicar! Como diria o Velho Guerreiro: Quem não se comunica, se trumbica! Assim, o projeto do "Burj Khalifa do Velho Testamento" foi pro saco, e as "criaturas que foram banidas do paraíso" foram espalhadas por toda a Terra. Percebeu? Deus não é chegado a "Prato Feito"! Deus gosta da variedade!

Falando em variedade... Existe algum lugar da face da Terra mais diverso do que o Brasil? Se existe, eu desconheço. O Brasil, sem dúvida nenhuma, é o país com a maior diversidade do mundo! Será que é por isso que dizem que Deus é brasileiro? Aqui, na "terra da menina dos olhos de Deus", tem branco, preto, pardo, amarelo, vermelho, laranja, cinquenta tons de cinza e todas as cores do arco-íris. Aqui, na "terra abençoada por Deus e bonita por natureza", todo dia é dia de índio, italiano, japonês, chinês, sírio, alemão, americano, russo, indiano, britânico, australiano, angolano, colombiano, palestino, francês, espanhol, português, mexicano, judeu, cubano, argentino, venezuelano, libanese e lógico: brasileiro. Enfim, é um verdadeiro caldeirão cultural, linguístico, religioso, ideológico, étnico, marcado pela diversidade de práticas. Que me perdoe o Tim Maia! Aqui, na "terra de infinitas águas", vale homem dançar com homem e mulher dançar com mulher! Vale tudo!

E o que falar da Amazônia? A fauna da Amazônia é provavelmente a que possui a maior diversidade em espécies de animais vertebrados, anfíbios e primatas do globo terrestre. Entre os vertebrados, abriga cerca de 516 espécies de anfíbios, 468 de répteis, 524 de mamíferos, 1622 de aves, 3 mil peixes de água doce e uma fantástica diversidade de artrópodos: só de insetos, são cerca de 15 milhões. Morada para cerca de150 espécies e subespécies de primatas, o Brasil abriga a maior diversidade de macacos, que hoje conta com 119 tipos descritos pela ciência em todo mundo. A bem da verdade e da justiça, o "Planeta dos Macacos" é aqui! Na minha modéstia opinião, o símbolo que melhor representaria o Brasil, "o país das infinitas macaquices", não seria a imagem do Cristo Redentor, mas sim, uma gigantesca estátua do macaco-prego encravada no topo do corcovado, sinalizando aos gringos que aqui, de norte a sul, de leste a oeste, "todo dia é dia de macaquice". Brasil e macaquice: tudo a ver!