Raízes que Alimentam a Alma

À mesa, diante da vasilha de batatas doces e da caneca de café com leite, uma sensação especial toma conta de mim. É a consciência do ciclo da vida que se desdobra a cada mordida, um encantamento que brota ao compreender a jornada dessas raízes que nutrem.

Enquanto mastigo e saboreio cada pedaço dessas batatas, percebo a maravilha de estar em contato com a essência de uma plantinha que foi cultivada com carinho e dedicação. Em cada garfada, sinto a conexão com a terra, com as mãos que a tocaram, com o sol que a iluminou e com a água que a nutriu.

Essas raízes, frutos do cuidado e do trabalho, traduzem o ciclo de vida e o elo entre natureza e ser humano. É uma gratidão que nasce ao compreender que, ao nos alimentarmos delas, estamos honrando a generosidade da terra e nos conectando com toda a cadeia de vida que nos sustenta.

Nessas batatas doces, encontro uma simbiose perfeita de sabor e memória. Cada pedaço traz consigo o conforto e a nostalgia dos tempos passados, lembranças de refeições compartilhadas em família, de conversas ao redor da mesa, de risos e de histórias que aqueciam o coração.

É uma sensação que me convida a valorizar não apenas o alimento em si, mas também os momentos de união e afeto que ele desperta. A simplicidade dessas batatas doces é um lembrete de que a verdadeira riqueza está nas coisas mais simples da vida, naquilo que nos nutre em múltiplos sentidos.

Enquanto degusto cada garfada, sou grato pela conexão que elas estabelecem com o passado e pelo prazer que trazem ao presente. Essas raízes alimentam mais do que apenas meu corpo físico; elas nutrem a alma, trazendo consigo a lembrança de momentos preciosos e a certeza de que a vida, com toda a sua complexidade e beleza, está presente em cada pequeno detalhe.

E assim, diante da vasilha de batatas doces e da caneca de café com leite, mergulho na profunda gratidão por essa refeição simples e significativa. É um lembrete constante de que, ao nos alimentarmos das raízes que nos sustentam, estamos honrando a teia da vida e celebrando a magia que existe em cada ato de nutrir e ser nutrido.

José Freire Pontes
Enviado por José Freire Pontes em 16/07/2023
Código do texto: T7838464
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.