Londres e o torneio de Wimbledon 2023

A história conta que Londres foi fundada pelos romanos entre 42 d. C., na província Britânia que ocupava o centro-sul da Grã Bretanha, com o nome de Londinium ou Londínio, que em inglês se diz London e em português se traduz por Londres; e por dois milênios foi um grande povoado. Desde o século XIX o nome Londres se refere a metrópole que se desenvolveu em torno do povoado. O centro antigo de Londres é conhecido como The Square Mile (a milha quadrada) ou The City.

A capital da Inglaterra é cortada pelo rio Tamisa, e possui uma população em torno de 9 milhões de habitantes. É uma cidade global, ao lado de Nova York, Tóquio e Paris. Em Londres há uma diversidade de povos, culturas e religiões, e mais de 300 idiomas são falados na região.

Londres comporta um dos 4 Grand Slam de tênis do mundo, o Wimbledon Championships, que foi criado em 1877 com a organização do All England Lawn Tennis and Croquet Club também conhecido por All England Club, com 22 participantes no simples masculino. Em 1879 foram acrescentadas as duplas masculinas, e em 1884 foi incorporado o simples feminino.

O torneio de Wimbledon é o 3º a ser disputado durante o ano e o único a ser disputado em quadras de grama. No ano de 2009 foi inaugurado o teto retrátil da quadra central com o objetivo de evitar o adiamento das decisões, tendo em vista que em Londres chove muito. Além da quadra central, há 03 quadras principais e outras secundárias. Por tradição, os atletas usam uniformes da cor branca.

Entre os dias 03 e 16 de julho aconteceu o tão esperado torneio de Wimbledon de 2023, o mais tradicional. A decisão do simples feminino ocorreu no sábado, 10hs horário de Brasília, entre a tunisiana Ons Jabeur, 28 anos, e a checa Marketa Vondrousova, 24 anos. E Vondrousova foi a campeã ao vencer Jabeur por 2 sets a 0. Vondrousova conquista o seu primeiro Grand Slam, enquanto que Jabeur chega ao seu terceiro vice.

A decisão do simples masculino aconteceu no domingo, 10hs horário de Brasília, entre o sérvio Novak Djokovic, 36 anos, e espanhol Carlos Alcaraz, 20 anos. O vencedor foi o Carlos Alcaraz por 3 sets a 2. É o segundo título de Acaraz, e o primeiro em Wimbledon, que com a conquista passa a ser sócio do All England Club, com sede em Church Road, Wimbledon, Londres, Inglaterra.

Goiânia, 17-07-2023

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 17/07/2023
Reeditado em 17/07/2023
Código do texto: T7838820
Classificação de conteúdo: seguro