Copa do Mundo de 90

Já estamos no mês de janeiro de 1990. No dia 08 de junho tem início a Copa do Mundo de Futebol, fato marcante, principalmente aqui no Brasil onde vive um povo apaixonado pelo esporte.

A última vez que conseguimos trazer a taça de campeão, foi em 1970. Lembro-me, tinha 10 anos de idade quando assistia de relance as partidas que eram jogos emocionantes, que deixaram boas lembranças.

Naquela época o torcedor era mais patriota e havia um hino, uma música, uma corrente para frente que envolvia até os mais indiferentes. Os jogadores eram como soldados que lutavam em defesa da Pátria, sem a ofuscação pela fama e pelo dinheiro, mas, pela sobrevivência em vencer a guerra ou o campeonato, e todos estavam unidos. Éramos um exemplo de garra e de talento que nos consagraram como o país da bola, com glória e esplendor.

Entramos em decadência, com a nossa maior paixão. Nosso futebol virou uma máquina de ganhar dinheiro, de ídolos de barros, de aproveitadores da fama. O futebol ficou centralizado nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, onde muitas das vezes se reuniam todos os jogadores da seleção. E em outros clubes de outros estados nenhuma convocação. Desde então o Brasil deixou de ganhar títulos que o consagraram como o país do futebol.

Internamente entramos em crise, com torcedores fugindo dos estádios, e os clubes passaram a vender os seus craques para os times do exterior, por não terem condições de sustentá-los financeiramente. E assim mudaram toda a caraterística do nosso futebol, que é o toque de bola e o drible.

O Brasil é visto como o país celeiro de craques do futebol, com o privilégio de termos um rei do futebol e sermos espetáculo para o mundo com o futebol arte. Só que ultimamente temos levado a pior com nosso clubes e seleção nos torneios internacionais.

Mas, demos o troco ao conquistarmos a última Copa Libertadores da América. Que esse espírito de revanche, de garra, que vai além da técnica seja revelado para o mundo do futebol, para que possamos conquistar a Copa de 90.

Goiânia, 07 de janeiro de 1990

(Meu primeiro texto enviado para o jornal O Popular, seção Cartas dos Leitores, que não sei se foi publicado. Do meu livro Na minha opinião II, que está sendo montado)

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 18/07/2023
Reeditado em 27/07/2023
Código do texto: T7839875
Classificação de conteúdo: seguro