AO ESPELHO

Um dos hábitos desenvolvidos durante o período laboral (bonito esse termo, laboral, vocês não acham?) foi o de, diariamente, raspar a barba, para não ficar com a cara malcuidada, vez que no dia da distribuição da beleza, o portão já havia sido fechado quando eu cheguei ao fim da fila...

Antes eu usava aquela espuminha embalada sob pressão e lâminas de multiuso, depois descartáveis, mas com o passar dos anos, a pele perde elasticidade e a lâmina provoca ferimentos, pequenos, mas inconvenientes. Então passei para o barbeador elétrico, bem mais simples e tão eficiente quanto as lâminas sem precisar de espuminha ou loções pós barba ou os outros etc.

Apesar de não ser essencial, costumo olhar o resultado da tosquia através do espelho e, sempre, tem um rosto de alguém que me olha diretamente nos olhos e repete, em sentido inverso, todos os meus movimentos...

Aquele rosto parece ser do meu pai, mas faltam-lhe os cabelos castanhos com fios dourados que, para não ficarem despenteados como antenas de baratas, ele os mantinha comportados com a ajuda do Óleo de Ovo, aquele bem antigo que tinha no rótulo um careca entrando na casca do ovo e saindo do outro lado com vasta cabeleira.

Às vezes se parece com meu avô, principalmente o nariz e a cabeça desprovida de cabelos.

Os olhos são iguais aos do outro avô, que eu não conheci, mas que ficaram eternizados nas fotografias daquele álbum que a cheia de 75 levou para sempre.

Gostaria muito de poder conversar com esse cabra do espelho, que por ser bem mais velho do que eu, deve ter boas histórias para contar...

GLOSSÁRIO

Cheia de 75 – inundação pelo Rio Capibaribe que atingiu 80% da cidade do Recife nos dias 17 e 18 de julho de 1975