O AGRADECIMENTO É (OU SERIA) IMEDIATO

Sexta-feira, 21 de Julho de 2023.

Uma das maiores celebridades brasileira foi, mas ainda é, Rui Barbosa. Que em muitas de suas exclamações podemos destacar uma: "os canalhas também envelhecem".

E assim podemos perceber que conviveremos com eles a vida inteira. E é bem possível que esse tipo de elemento já nasça com tal propriedade. Mas não há como garantir isso. Seria necessário que os especialistas nesse tipo de comportamento o estudasse e apurasse tal possibilidade.

Mas a sabedoria popular também possui certos aforismos que nos mostram muita coisa. Todas elas muito úteis. E uma diz: "de filósofo, médico e louco, cada um temos um pouco". E acreditemos fielmente nisso, sabendo que podemos substituir o primeiro termo dessa afirmação por qualquer outro.

Talvez isso nos dê a possibilidade e a capacidade de expressarmo-nos sobre quaisquer assuntos. Só buscando não cometer exageros, tampouco presunção e/ou pretenciosismo. O resto, virá a reboque.

Nesses atuais dias é corriqueiro observamos excessos. De todos os tipos, formas e tamanhos. Daí que o descaramento e a desfaçatez estão aí mesmo para demonstrá-lo. E podemos observar isso no cotidiano brasileiro, onde já está havendo excesso desse tipo de gente, os canalhas.

Diante da possibilidade de dissertarmos sobre tudo, ou quase, pode-se afirmar tranquilamente que uma pessoa dessa é desprovida, em primeiro lugar, de aptidões. E isso é fácil de explicar.

Alguém apto, capaz, seguro e determinado, não buscará agir sob o domínio da malignidade. Tampouco de subterfúgios. Sejam quais forem. Porque estas propriedades não fazem parte de seu íntimo. Até pelo contrário. Sempre agirá dentro da correção, da legalidade, da utilidade.

Será que Freud, se vivo estivesse, teria desmembrado tal assunto? E por que seus discípulos e seguidores não o fazem ou não o fizeram? Talvez o contingente daquele tipo de gente não estivesse em tão alto patamar.

Infelizmente, no âmbito público/político brasileiro há uma infestação dessa gente. E nenhuma delas com limites. Até muito pelo contrário. E isso está levando o nosso país à derrocada. Elas não se preocupam com nada e nem com ninguém. Apenas em seus exercícios criminosos. Com o único fim de uma completa locupletação, com altos custos e ônus, para a população brasileira.

E como sempre, caberá, pelo menos, uma indagação? Quem pode por fim a isso? Quem souber, quiser ou puder, o responda. Todos agradecemos antecipadamente.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 21/07/2023
Reeditado em 21/07/2023
Código do texto: T7842315
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.