AMIGOS

Desde que saímos do microcosmo familiar, pessoas estranhas de ambos os sexos vão sendo incluídas no nosso rol de conhecidos, quer seja por pequenos cumprimentos no elevador do prédio, na feira livre, no supermercado, na fila do cinema, no parquinho ou nas intermináveis conversas na sala de aula, na troca de experiências para melhor resultado do trabalho escolar ou no trabalho e as descobertas das coincidências de gostos e ideias vão se acumulando até que uma ou mais dessas pessoas, adquirem o status de amigos, num conceito maior do que irmão consanguíneo, aquelas pessoas que os ianques identificam como BFF.

Há quem diga que não fazemos novos amigos, apenas nos reencontramos, mas essa premissa inclui a ideia de reencarnação, defendida por muitos, relegadas por outro tanto e motivo de debates filosóficos em alto nível ou de calão, quer sejam na academia ou num boteco de rua mal-afamada.

As redes sociais inventaram o amigo virtual.

Muitas vezes sem face, de elogio fácil e superficial, incapaz de dar um dislike por palavras ou emogi em quaisquer postagens. Há quem acumule milhares de amigos sem sequer saber seus nomes verdadeiros...

Durante toda a vida, como se fora uma viagem com muitas paradas, perdemos o contato com os conhecidos e com aqueles que se tornaram amigos como se eles tivessem descido nas estações, quase sempre nunca mais os vemos nem deles temos notícias, mas quando nos reencontramos é como se aquele lapso de tempo em que estivemos afastados nunca tivesse existido, porque mesmo com a separação, o elo não se desfez.

Ontem, dia 20 de julho, comemorou-se o dia do amigo.

Será que as enxurradas de mensagens postadas foram para os amigos de verdade ou para os, apenas, conhecidos?

GLOSSÁRIO

BFF = best friend forever (melhor amigo para sempre)

Dislike = não gosto

Emogi = ideograma de origem japonesa

Ianque = yankee, termo pejorativo para designar os soldados que lutavam pela União durante a guerra civil americana e que se mantém entre americanos dos Estados do Sul, britânicos, canadenses e australianos; hoje caracteriza os nascidos em New York/EEUU