Insônia

Noite de inverno. Friozinho, entretanto, caloroso, vagueia comigo pela sala, pela cozinha e, de vez e outra, uma fuga pela varanda. Vagueio dançante, um tanto descompassado.

Na estante, propostas de leituras interessantes. Um pouco de autoajuda; um tanto de poesias e prosas poéticas; e, na maior parte, algumas crônicas; e, no mais, inutilidades; ou seja, conversas para serem jogadas fora.

Outras sugestões: uma boa música; uns clássicos vienenses; um “vinhozinho”, acompanhado de um violão, no canto da sala.

É madrugada, nos populares “altas horas”, aqui dentro o silêncio reinante; lá fora, ronda-se o perigo, apesar das luzes amenamente acesas, clareando os passos da poesia da noite, como se fosse num balouçar de uma embarcação ao remanso de águas calmas; o silêncio pode ser produto de ilusões; perspicácias noturnas.

Os olhos não se fecham. Li um artigo, dias atrás, que dizia que, quando a insônia chega, não adianta espantá-la; o melhor é conviver com ela, companheira da noite, e montar uma boa prosa; afinal, ninguém morre de insônia, dizia o artigo.

É bem verdade! Enquanto estamos acordados, estamos vivos.

Nos vaivéns pela sala, cozinha e varanda, o pensamento é o meio de prosa possível com os amigos invisíveis, companheiros das insônias.

Sentados no sofá, sugestões a isto ou àquilo, ou a acolá, remontam-se lembranças... doces recordações, muitas nem tanto; formam-se, na mente, saudosos quadros de parede...

A madrugada segue. Lá fora, transeuntes em bate-papos; roncos de motores; uma ave deu sinal de vida. Daqui a pouco, a alvorada. A insônia continua...

Na mesa, uma caneta; um pedaço de papel e um computador... Uma boa ideia, plausível por sinal, em meio à insônia!

Assim, vagueando entre ideias e rabiscos, acabei, em mal ou bem traçadas linhas, compondo esta crônica.

Enfim, o sono chegou!

Yé Gonçalves
Enviado por Yé Gonçalves em 21/07/2023
Código do texto: T7842342
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.