Cuidado, pode ver que não queria ver......

A muito os homens querem desbravar esse mistério, trouxe com ele a fascinação pela previsão do futuro, como se antever o amanhã fosse fundamental ao sucesso, em qualquer campo da atividade humana. Impressiona como essa preocupação com o vindouro é antiga, algo como conhecer, antecipadamente, passo a passo, o destino da humanidade. A exclusividade de tal conhecimento poderia ser a fonte de mais um poder, transformando o homem num deus.

Procuram consultar o mapa astrológico, jogar cartas do Tarot, runas, búzios, observar a numerologia, oferecer a mão a uma cigana, consultar os oráculos de uma Pitonisa, aquela que fala em nome de um deus, enfim! O homem desafiou a sua própria inteligência em busca de respostas, porque não se conformava com aquilo que lhe fugia ao entendimento. Por ser o mais inteligente dos animais queria interferir em tudo, inclusive nos acontecimentos da linha do tempo. As civilizações antigas consultavam oráculos para diversas finalidades, mas a mais costumeira era pra saber quem venceria uma guerra, da mesma forma como hoje existe a preocupação para saber quem vencerá a eleição de um país.

O politeísmo dos oráculos, no mundo antigo, foi desaparecendo aos poucos, assim que o monoteísmo judaico-cristão foi expandindo sua influência. As previsões das pitonisas as vezes tinham duplo sentido ou careciam de interpretação. Diz a lenda que Creso, rei da Lídia, consultou o oráculo antes de atacar o Império Aquemênida e, de acordo com Heródoto, recebeu a seguinte resposta: “Se lançares a guerra um império cairá.” Creso atacou, entendendo que seu inimigo cairia, mas foi derrotado e seu império pereceu, ratificando a previsão e o prestígio da pitonisa.

Astrologia, considerada a mais antiga técnica de previsão, nasceu, há mais de 4 mil anos, na Índia, China e, um pouco mais tarde, entre os Maias, na América Central. Tais técnicas de observação dos astros foram aperfeiçoadas na Mesopotâmia, 18 séculos antes de Cristo, e dali exportadas para a Grécia, Egito, Roma e posteriormente para os árabes e Europa Central.

Por mais que o mundo tenha evoluído, por mais que a Filosofia, com a dialética de Hegel (1770-1831), tenha nos ensinado de forma mais racional e inequívoca, que a História possuía movimentos próprios e que somos todos frutos de circunstâncias aleatórias, ainda hoje muitos espertalhões exploram a parte do ser humano que insiste em permanecer em “estado de inocência”, interpretando, lendo ou ouvindo aquilo que lhe é conveniente. Na Política partidária e representativa, tenta-se convencer a opinião pública, baseando suas previsões futuristas, em pesquisas de amostragem, mediante utilização de linhas telefônicas, com resultados nem sempre convincentes, mas que influenciam os votos dos ignorantes e indecisos.

Vale lembrar a fervorosa interferência da igreja católica na ação de adivinhação e intervenção ativa do futuro, prometida pelas feiticeiras. Desde a Idade Média que os padres insistem em priorizar o celestial, apaziguando e distanciando o contraditório: o futuro a Deus pertence. Contudo o Cristianismo, o Islamismo, o Judaísmo, a Fé Bahá’I, etc. estão cheios de profecias e profetas, aqueles que falavam em nome de Deus, além dos falsos ou pseudo profetas, aqueles que se diziam inspirados pelo Espírito Santo. O nome e a figura do Falso Profeta, repetido 3 vezes no livro do Apocalipse, é um dos maiores mistérios da escatologia.

Num passado não muito distante, em pleno século 17, as leis inglesas permitiam que um advogado pedisse ao juiz a amenização da pena de um réu, baseado no inferno astral, comprovado com mapas astrológicos, vivido por ele, no momento do crime. Só a partir do final do século 20, surgiu uma ampla concepção filosófica afirmando, sem nenhum pudor, que somos guiados, ao longo da linha da vida, pelo acaso. Ou seja, não dava mais para prever grandes segmentos do futuro.

Existem hoje milhares de autores e estudiosos acadêmicos que se encaixam na lógica de ensinar a não prever, e sim a construir um futuro, baseado em estatísticas, consultorias, relações humanas, marketing, esquecendo de vez a orientação de astrólogos, curiosos e pessoas do mesmo naipe, fugindo de forças metafísicas, astrológicas e sobrenaturais.

Por mais que as ciências contestem, a gente pode encontrar pessoas especiais, possuidoras de intuição forte, médiuns, etc. Algumas capazes de prever parcialmente um ou outro evento, ou usar a ficção científica, para imaginar máquinas ou projetar situações no futuro, como Arquimedes, Michelangelo, Júlio Verne, Edgar Cayce, Nostradamus e tantos outros. Em quase oito bilhões de humanos, habitando o planeta Terra, é natural que alguns se sobressaiam no campo do sobrenatural, mas são raríssimos e nem sempre tiram proveito dessa característica. Os profetas, os videntes contemporâneos são majoritariamente oportunistas.

Por outro lado, o ser humano é tão obcecado pelo fator adivinhação e pela característica divina das profecias, que diante de fatos costumeiros, às vezes com resultados já conhecidos, insiste em dar a sua opinião sobre-humana: “Eu bem que avisei que isto aconteceria, não quis me ouvir, deu no que deu”.

Jova
Enviado por Jova em 21/07/2023
Código do texto: T7842525
Classificação de conteúdo: seguro