Todos Irmãos

MESMO que seja considerado mais ingênuo do que Eremildo, o idiota pregando no deserto., continuo achando que quem tem um mínimo de discernimento, conhecimento é sentimento de humanidade precisa externar seu pensamento e suas ideias e, respeitando suas limitações, deve lutar contra as desigualdades e defender a Mãe Terra. Mais: ter consciência que, apesar das diferenças políticas, religiosas e de quaisquer espécies, somos todos irmãos. Em ambos os hemisférios. Todos feitos do barro e do sopro divino.

Tudo bem, sei que devido a tensões e divisões políticas, pensar em fraternidade e numa pauta que junte todos é mesmo uma missão impossível. Será mesmo? Não se deveria pelo menos tentar?

De vez em quando, aqui no meu cantinho, dou uma olhada na Encíclica Fratelli Tutti, do papa Francisco. Um documento que deveria sempre ser discutido e divulgado. Nesse documento, o papa prega a fraternidade, defende a paz, combate às desigualdades e pede que se caminhe com esperança tentando construir uma nova sociedade. Diz num trecho:

“Sonhemos com uma única humanidade, como caminhantes da mesma carne humana, como filhos desta mesma terra que nos alberga a todos, cada qual com a riqueza da sua fé ou das suas convicções, cada qual com a sua própria voz, mas todos irmãos”.

Vamos caminhar e lutar como o papa sugeriu. Urgente. William Porto. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 24/07/2023
Código do texto: T7844543
Classificação de conteúdo: seguro