25 anos da Copa da França

"Só uma hecatombe tira o título do brasil".

Um comentarista de futebol alguns dias antes da final após o jogo contra a Holanda disse isto.

No dia 12.07 completou 25 anos da final da Copa da França.

Era 1998,a copa do mundo tinha voltado para a Europa após ter ido para os EUA.

Falando do Brasil, a seleção tentava o penta campeonato e um bi-campeonato com em 62.

Sim.Nós tínhamos bala na agulha.

Se em 94 a seleção era burocrática em 1998 o Brasil jogava solto.Ronaldo Nazário era titular absoluto e estava voando.

Rivaldo tinha crescido muito também.Além disso ,tinha jogadores como Dunga que tinham participado do tetra e outras copas o que agregava experiência.

Romário,lesionado,para muitos foi a grande ausência.

Na primeira fase duas vitórias e a derrota para a Noruega no terceiro jogo.Nas oitavas ,5x2 no Chile.Nas quartas um jogo duro mas a vitória veio contra a Dinamarca por 3x2.Na semi o histórico jogo contra a Holanda onde empatamos em 1x1 e vencemos nos pênaltis.

Sim.O penta estava a um jogo...

Do outro lado, a França.Comandada por Zidane eles foram chegando e superando desafios.Após vencerem a Croácia na semifinal por 2x1 garantiram vaga na final.

Muitas acreditavam que o Brasil era franco favorito.No dia 12 de julho ,no Estádio de France,os dois se encontraram...

Sem grandes delongas ,perdemos por 3x0.

Zidane acabou com nosso sonho e deu a tão sonhada primeira copa para a França.

Ronaldo teve o tal piripaque antes da final o que abalou o grupo.Mas a França jogou bola.

Não foram gols de pênalti duvidosos.Duas bolas paradas e um com bola rolando.Além disso perderam muitos gols.

O Brasil estava apático.Nitidamente abalado.

Uma Vitória incontestável dos azuis.

Tirando a derrota na final ,foi uma copa bonita .Muitos gols e bom futebol pelos campos franceses.

Foi a ultima copa do século 20.Ou seja,fechava-se um ciclo que começou no Uruguai em 1930 e que devido a guerra teve uma parada,mas voltou en 1950.

Em 2002 a copa foi para a Àsia,na Coreia do sul e Japão.Mas aí é outra história que terminou de um jeito melhor pra gente...

sandro leao
Enviado por sandro leao em 25/07/2023
Código do texto: T7845923
Classificação de conteúdo: seguro