MENSAGEM DA MANHÃ

MENSAGEM DA MANHÃ

JOEL MARINHO

“Obrigada, professor por toda a ajuda e apoio, o apoio foi essencial para me colocar pra cima e nunca desistir, hoje foi meu primeiro dia na faculdade e isso ainda está sendo inacreditável a mim, uma experiência muito louca, obrigada, obrigada, obrigada! Nunca irei deixar de ser grata. Quero logo vir aqui e dizer: professor, hoje é minha formatura”.

Chame-me de louco ou pode me xingar por qualquer outra coisa por eu ter escolhido a profissão professor. No Brasil está tão antiquado ser chamado de professor por conta de ser uma profissão imensamente desvalorizada, mas eu sou professor e amo o que faço. Não que eu não lute para ter melhor condição de trabalho e de salário.

E quando falo de amor a profissão não significa que eu trabalhe por amor, mas sim com amor àquilo que faço e a cada declaração dessa se torna ainda mais latente essa vontade de estar em sala de aula onde ocorrem as trocas sociais entre professor/aluno/aluno. É lá onde por vezes me estresso, porém sorrio, ensino e aprendo todos os dias com eles.

Por vezes são jovens tão desorientados, apesar de tanta informação, pois como diria a Banda Capital Inicial: “A inteligência ficou cega de tanta informação”. E por vezes só precisam de uma palavra, um acolhimento, um direcionamento para irem em frente.

Eu sei, não é fácil estar em sala de aula com 45 ou 50 alunos ao mesmo tempo, trabalhando ainda no modo antigo com pincel e quadro branco, sabemos de todos esses problemas, mas nada é melhor do que acordar com uma mensagem dessa mostrada acima.

Eu não sei até quando o corpo aguentará estar em sala de aula e sei que a nossa profissão não alcançará grandes privilégios nesse país, mas enquanto força eu tiver estarei lutando por um mundo melhor, estarei auxiliando da maneira que posso.

Sei que semearei muitas sementes e muitas vão morrer antes de brotar, mas as que brotarem se ao menos uma florir e gerar frutos já me é o suficiente que estou no caminho certo e tomei a decisão correta.

Ser professor é isso, sofrer o excesso da falta e ser feliz com um agradecimento de gratidão.