do medo da morte

O Medo que se Esconde na Alma da Vida

Na dança da existência, há um espectro que nos acompanha silenciosamente, pairando como uma sombra por entre os raios de luz que iluminam nossos dias. O medo de morrer é o maior de todos os temores, pois, embora esteja sempre presente, raramente o experimentamos em sua totalidade. Como se essa ameaça não tivesse espaço em nossa consciência, sentimos suas mãos geladas e seus dedos ameaçadores apenas de relance.

A morte, essa inquilina inevitável da vida, nos observa pacientemente enquanto tecemos os fios do destino. E, mesmo que ela ainda não nos reclame, experimentamos suas marcas desde cedo, em uma espécie de morte simbólica que nos acompanha pela existência. A perda de um amigo, de um ente querido, faz com que nos entrelacemos com o luto que se emenda ao outro, e assim seguimos, carregando a morte em nossas vidas como um sombrio aprendizado.

O pior não é a morte em si, mas sua antecedência. A doença grave, a velhice, um acidente; todos eles nos confrontam com nosso próprio fim, e o medo surge à tona. Preparamo-nos, questionamos o que será daqueles que dependem de nós, como irão suportar nossa ausência. O amor verdadeiro, dizem os sábios, é como uma morte mútua, um despir-se do egoísmo, um doar-se sem esperar nada em troca.

As filosofias orientais afirmam que o processo de iluminação é uma espécie de morte, onde o ego se desfaz, e nossos olhos enxergam o mundo além das projeções habituais. Contudo, diante da morte verdadeira, somos confrontados com nossas próprias assombrações, medos e anseios, de forma que o tempo que antecede o derradeiro fim se torna um catalisador que acelera o processo inexorável.

As crenças de cada pessoa moldam sua visão da morte, e os equívocos cometidos ao longo da vida podem levá-la a acreditar que seu destino pós-morte é tão assombroso quanto a própria morte. A escuridão se instala na mente, e as incertezas corroem a alma, fazendo-a questionar sobre a existência após o suspiro final.

Contudo, um pensamento iluminado surge da reflexão: a morte é parte da vida. Não como um clichê consolador em velórios, mas como uma realidade intrínseca à natureza. A morte é dura, sim, mas também necessária para que os vivos continuem a se alimentar, a se fortalecer e a perpetuar a vida em sua beleza que tanto nos fascina.

Na cadência dos dias, percebemos que a vida e a morte são dançarinas que se entrelaçam, criando uma coreografia única e imprevisível. Ao aceitarmos essa dança, aprendemos a valorizar cada passo, cada respiração, cada riso e lágrima como parte do espetáculo efêmero que é a existência.

Por vezes, as palavras de grandes personalidades ecoam em nossas reflexões sobre o tema. Como disse Albert Einstein: "A morte não é a maior perda da vida. A maior perda da vida é o que morre dentro de nós enquanto vivemos". O medo de morrer nos mostra que a vida é tão frágil quanto uma borboleta, e que devemos apreciar cada instante como uma joia rara.

Portanto, em meio aos temores e encantos da vida, encaramos a dança da existência com coragem e sabedoria. Somos seres de dualidades, em constante transformação, alimentados pelas vivências e aprendizados que nos conduzem a uma compreensão mais profunda do que somos.

E assim, seguimos em nossa jornada, entre o efêmero e o eterno, envoltos na mortalidade que nos torna humanos e na esperança que nos impulsiona a viver com plenitude. E, ao olharmos para o horizonte, compreendemos que a vida e a morte são as duas faces de uma mesma moeda, e que, mesmo diante do medo, continuamos a caminhar, dançando no ritmo das incertezas e das descobertas que nos aguardam na imensidão do universo.

Ariano Monteiro
Enviado por Ariano Monteiro em 27/07/2023
Código do texto: T7847469
Classificação de conteúdo: seguro