đŸ”” Vale das sombras

Apesar de ser um colĂ©gio pĂșblico, aquele ambiente era um vestĂ­bulo para “herdar a presidĂȘncia das empresas do papai”. Talvez, muito enganosamente e preconceituosamente, mas essa era a impressĂŁo. AlĂ©m disso, minhas notas me conduziam para o abismo. Portanto, alguma atitude seria urgente para mudar aquilo.

A transferĂȘncia para o perĂ­odo noturno, era, automaticamente, o descenso para a “sĂ©rie B social”. A aquisição de um emprego tinha o condĂŁo de atribuir alguma nobreza Ă  transferĂȘncia ao “depĂłsito estudantil”. O trabalho no “sacolĂŁo” ao lado da minha casa tinha “status” de bico, e viver entre frutas e verduras parecia que nĂŁo traria grande futuro.

A loja de roupas no “shopping center”, o ĂŽnibus, a folha de ponto e o horĂĄrio de trabalho dariam a responsabilidade que eu precisava, alĂ©m de eu atingir os meus reais objetivos. Com 16 anos de idade, era um bom primeiro emprego, nĂŁo precisava fritar hambĂșrgueres e nĂŁo perderia mais um ano escolar.

Apesar de ser um colĂ©gio, no perĂ­odo noturno, paradoxalmente, os estudos nĂŁo eram prioridade. Provavelmente, descobri a gĂȘnese do eterno paĂ­s do futuro. Os corredores compridos foram contaminados pelo carteado. Definitivamente, troquei as aulas de Geografia, MatemĂĄtica, FĂ­sica, QuĂ­mica etc por um cassino clandestino de periferia. Tive certeza, aquele lugar nĂŁo era propĂ­cio para aprender, portanto nĂŁo traria um futuro decente a nĂŁo ser de crupiĂȘ; diferentemente do emprego no “shopping”, que pagava um ordenado interessante para um moleque de 16 anos.

Enquanto isso, nas aulas vagas, pular o muro fugindo da “escola-presídio” me mantinha numa distñncia segura do baralho e de “náufragos, traficantes e degredados”. Fugindo da lógica, pela primeira vez, me evadir do ambiente escolar me afastaria da escória estudantil, da ‘Copag’, da ‘Philip Morris’ e da ‘Souza Cruz’.

Amizades, festas e pouca instrução. Naquele estaleiro de gente, quase vagando entre almas perdidas, eu presenciei o futuro do país do futuro no nascedouro.

RRRafael
Enviado por RRRafael em 28/07/2023
Reeditado em 28/07/2023
CĂłdigo do texto: T7847801
Classificação de conteĂșdo: seguro