Personagem que gostei

GOSTEI.

O personagem do livro que gostei foi Jacinto de A Cidade e as serras de Eça de Queirós. Esse personagem morava num palacete na Avenida Campos Elíseos em Paris. Ele achava que o homem para ser feliz precisava ser civilizado. Para Jacinto, ser civilizado era ter grande conhecimento científico e filosófico. Ele achava que a felicidade é o resultado do saber e do poder. A idéia de civilização para Jacinto não se separava da idéia de cidade.

Ele tinha uma biblioteca com mais de trinta mil volumes e sua casa tinha muito conforto.

Ele não tinha tempo de usufruir, pois era escravizado por muitas funções que exercia.

Um dia Jacinto recebeu uma carta de Portugal contando que um tornado destruiu uma capela onde ficavam os ossos dos Jacintos em Tormes. Ele pediu ao seu caseiro Silvério que recolhesse os ossos e pedisse para construir outra capela

Quando a capela ficou pronta, ele foi a Tormes para ver a trasladação dos ossos de seus avós

Ele escreveu para seu caseiro mandando caiar, assoalhar e envidraçar o casarão de seu falecido avô. Em seguida mandou encaixotar tudo que era necessário para usar um mês na Serra. E imaginou encontrar em seu casarão cozinheiros, criados de Lisboa. Ele levaria um criado e seu pedicuro e seu amigo José Fernandes. Ele enviou vinte e três malas. Ao chegar a Tormes, nada havia chegado. Ele teve de dormir com a camisola da caseira.Seu amigo disse-lhe que ele deveria ir para um hotel em Lisboa, onde ele lhe mandaria os objetos necessários até chegarem as malas. Seu amigo mandou vários telegramas para o hotel, onde deveria estar Jacinto, mas não obteve resposta. Ele ficou sabendo que Jacinto não foi para o hotel em Lisboa.

Ele foi até o casarão e encontrou Jacinto mudado. A casa também estava confortável, porém com simplicidade. Jacinto disse-lhe que ficou lendo, pescando e arrumando o palácio. Ele perguntou sobre os caixotes e soube que todos os caixotes tinham ido para Espanha. Ele disse que nunca foi útil com tantas coisas. Tinha estudado tanto e não sabia o nome das plantas. Maldizia Schopenhauer .Ele se tornou otimista, passou a ler mais do que quando tinha trinta mil volumes. No inverno, Jacinto ficou sabendo que na serra não tinha médico e que os moradores viviam na miséria. Jacinto mandou construir casas novas para todos os moradores da quinta, ergueu uma escola, criou uma biblioteca, creche e farmácia.

Jacinto conheceu uma moça na serra de nome Joaninha, com quem se casou e teve dois filhos.

Jacinto pensava em voltar a Paris para mostrar a cidade a Joaninha, mas não voltou.

Gostei desse personagem porque ele valorizou a vida simples da serra e mostrou que não precisamos ter muitas coisas materiais para sermos felizes.

Atiz