Retaliação? Hodie mihi cras tibi!

Ser ou Ter?

Você não me fez pergunta alguma – quanto mais essa. Mas a Vida tem feito essa pergunta a mim, saca? Ela tem se mostrado um Curso cujas lições se apresentam em diversos graus, dos mais simples e fáceis até os mais complexos e difíceis. A Vida não quer nos testar – pegue o sentido disso –; ela simplesmente passa. E, se a gente bobear, fica. E se torna estátua. Se perde no meio do caminho. Se fode legal (se você não curte linguagem chula ou se ofende à toa, por favor, não leia esse texto, ok? Vá procurar o que fazer).

A Vida tem me testado sob diversas formas. Eu cheguei a pensar, nalguns momentos, que era o "Papai do Céu" disfarçado de ser humano sem teto, de animal abandonado, da puta que pariu ao diabo a quatro. Isso me fez refletir (e chorar muito, muito mesmo, por não ter feito direito a lição a que me confiada...). Se Deus (ou deus, tanto faz) existe ou não, Ele/ele NÃO pode viver minha vida (eu disse isso à psiquiatra que me atendeu nos últimos meses... Ela, bolsonarista, não gostou muito; mas a amizade é a mesma; é só uma questão de saber conversar, entende?)

Hoje eu provei de uma retaliação. Num local onde já se devia esperar isso. Ah, os Donos do Poder! Quantos são eles! Quando alguém despreparado chega ao Poder, ou se comporta como o Dono do Mundo ou... ou raramente irá se comportar como deveria. Ah, como já dizia Golda Meir: "A autoridade envenena todo aquele que a toma para si". O Barão de Itararé, por seu turno, dizia algo parecido: "Queres conhecer o Inácio? Coloca-o num Palácio." O Poder corrompe – ? Fica o benefício da dúvida (nalguns casos, resta apenas o malefício da dívida... Ê, Braziu!).

Pelo local da retaliação cumpre que eu me pergunte se falar em educação num país como esse não seria cometer o mesmo erro de mencionar comida numa casa sem teto e habitada por pessoas que morrem de inanição. Talvez eu tenha que responder por esse post – diabos, se isso ocorrer mesmo, eu efetivamente (em exercício, né, Amigão?), terei incomodado Vocês mais uma vez, não?

Não estou aqui para puxar o saco de ninguém. Nem para permanecer um minuto a mais onde me cobram até por eu respirar o mesmo ar que eles... Hodie mihi cras tibi, meus Coleguinhas!