ENSINAR O QUE?

Francisco de Paula Melo Aguiar

Na disciplina Filosofia não se deve ensinar apenas conceitos mortos da decoreba enciclopédica nos moldes que se faz por aí.

Então: ensinar o que aos alunos na disciplina Filosofia?

Abrir discussão com temas: razão, realidades sociais ( desigualdade, pobreza, fome, drogas, sem teto, lazer, prostituição, corrupção, família, desemprego, etc), cultura, segurança pública, mortes, educação, saúde, história, conhecimentos, o poder, abuso de poder, omissão, criminalidade, política, minorias, homofobia, pedofilia, etc.

Ah! Ensinar não se ensina nada a ninguém, não, se transmite dizendo ou informando o que de fato existe ou deveria existir aos estudantes em formação.

Sim, que a Filosofia é o amor a sabedoria. Isso está tão batido e fora de uso desde a escola pública deixou de ser seletiva para ser inclusiva, porta de entrada e saída de todos sem saber o que lá vai fazer. Se vender ou comprar drogas? Se fazer o que entender com o sexo porque se acha a última bolacha do pacote, enfrentar, bater em colegas e professores, matar, etc.

Que o homem sabe que sabe e daí vem a ideia ou constituição do homo sapiens.

Não é por acaso que o homem sábio sabe que é único e que nasce, vive, desenvolve, procria e morre no mundo diversificado, portanto, em diversidade de sexo, religiosidade, formação acadêmica crítica, homogênea e ou heterogênea, raça, gênero, grau e número, e por aí se vai.

E onde se quer chegar?

O que se deve "ensinar" em Filosofia aos estudantes de todos os níveis e graus?

Se deve partir da ideia da formação crítica e ética dos estudantes, diante dos fatos reais que faz a guerra e a paz interior de cada um para tentar assimilar o que os olhos veem e o coração não sente.

Som! Isso mesmo, diante do absurdo e do mundo de fantasia dos meios de comunicação em qualquer regime político e principalmente em sendo no regime democrático, como é o caso brasileiro que em tendo dinheiro por comprar tudo, com raras exceções.

Os zumbis visíveis e invisíveis presentes em todos lugares: a droga que manipula o corpo, a alma e o espírito.

A dúvida de onde veio?

O que estou fazendo aqui?

Para onde irá depois daqui?

Por que o Fulano é isso ou é aquilo e ele não é nada disso?

As igualdades e desigualdades sociais e as políticas públicas.

O homem é um animal racional que sabe que vai morrer.

Os temas atuais devem ser o foco material das discussões dentro e fora do chão da escola na disciplina de Filosofia.

Assim Filosofar é possível.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 04/08/2023
Reeditado em 04/08/2023
Código do texto: T7853060
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.