QUAL É A DESSE PAÍS?

Sexta-feira, 4 de agosto de 2023.

Será que existe, mesmo, uma relação com o descobrimento do Brasil e sua constante em enfrentar gente desonesta, nesses dias atuais, haja vista que as naus de Pedro Álvares Cabral vieram abarrotadas de degredados, nobres falidos e criminosos de alta periculosidade em 22 de Abril de 1500, como alguns historiadores já ventilaram?

Óbvio que isso pode até parecer uma brincadeira. Mas não se pode desconsiderar tais possibilidades. O Brasil sempre enfrentou situações e circunstâncias bastante incômodas nesse sentido. E atualmente esse nosso presente dá a impressão de que tenhamos chegado ao auge de tanta lambança e desonestidade.

No entanto, de tudo que vemos e observamos nesse nosso cotidiano, todo esse exagero em mazelas, maracutaias e afins, só possuem um culpado. O próprio povo. E sempre afirmaram que ele nunca soube votar. E isso, além de pura verdade, é também pura realidade, haja vista que o Congresso Nacional possui um contingente de elementos de baixa consideração. E isso se espraia país afora.

Tudo isso é triste. mas também vergonhoso. Um país tão grande, possuir quase todos os recursos naturais que existem nesse planeta, não consegue se desenvolver como os Estados Unidos, país que se formou simultaneamente com o nosso, possuindo praticamente o mesmo período de existência, mas que nos deixou na poeira, desenvolvendo-se e chegando ao primeiro lugar como nação no mundo.

E nesses últimos quatro anos teve sua situação moral agravada com o recrudescimento daqueles que sempre torceram pelo quanto pior, melhor. É esta situação que vigora em nossa nação. Tudo piora vertiginosamente a cada dia que passa. A que se pode atribuir tudo isso? Um carma? Um estigma? Um castigo?

Seja lá o que for, espanta é ela continuar a existir.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 04/08/2023
Reeditado em 04/08/2023
Código do texto: T7853094
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.