Não falem mal dos professores.

- Um dos meus professores, de Língua Portuguesa, no colegial, de cada aula ocupava a metade do tempo a falar de política, sempre a enaltecer os políticos de esquerda, e da outra metade perdia a metade reclamando de sua vida e desdenhando dos alunos.

- Você é professor?

- Eu?! Não. Não sou professor.

- Se não é professor, você não pode falar dos professores.

- Por que, se, aluno, vi professores...

- Você não é professor. Eu sou professor. Você não tem experiência de professor, e não sabe os problemas que os professores enfrentam. Julgar os professores, sem saber o que passamos é injusto.

- E eu julguei os professores?! Não. Limitei-me a falar de um professor, que foi meu, no colegial, e dele falei o que vi, sem julgá-lo. Você ouviu-me adjetivar o professor, o meu, de Língua Portuguesa?! Não me ouviu, pois não o qualifiquei seja do que for. Falei dele, e da postura dele, e não entrei em detalhes.

- Você não é professor.

- De fato, não sou professor. Mas posso falar do que vi e do que vejo. Se vi, e com os meus olhos, um professor, eu, então, um aluno, posso falar do que vi.

- Você não é um professor. Você não sabe quais dificuldades os professores enfrentamos. Ao falar mal de professores, você prejudica a nossa imagem. Antes de falar mal dos professores, você deveria saber o que os professores enfrentamos.

- Repito: não falei mal dos professores; falei do que vi; constatei fatos. Não falei de professores; falei de um professor, que foi meu, de Língua Portuguesa. Parece-me, e corrija-me se eu estiver errado, que você, um professor, se ofende com o que eu disse, não de você, mas de um professor, que você não sabe quem é, pois dele não citei o nome.

- Mas você, não sendo um professor, não pode falar dos professores.

- Você se ofendeu com o que eu disse de um professor dele revelando conduta reprovável. E diz-me que eu, porque não sou professor, de professores não posso falar um 'a'. Neste caso, não posso falar dos meus bons professores, e nem dos ótimos. E eu que desejava falar para você de um professor, que foi meu, de Matemática, ótimo professor, brilhante, um dos homens mais inteligentes que eu conheci. Todos os alunos o admirávamos. Mas dele nada posso falar, elogiá-lo tampouco, para você e para nenhuma outra pessoa, afinal não sou um professor.

Ilustre Desconhecido
Enviado por Ilustre Desconhecido em 09/08/2023
Código do texto: T7857049
Classificação de conteúdo: seguro