O que significam os sonhos?

 

Durante muito tempo deixei de ter os sonhos vividos, longos e que conseguia recordar, que tinha na adolescência e começo da juventude. De uns tempos para trás voltei a ter. E o significado profundo dos sonhos sempre me pareceu um mistério.

Esta noite 🌃 tive um longo sonho, desses que são verdadeiras histórias, talvez até nem tenha sido uma sequência só, a quem diga que sonhos podem ter continuação.

Esse foi realmente misterioso. Por exemplo, nunca me interessei por atrizes de filmes eróticos, sempre preferi as que apareciam em filmes inocentes como Hayley Mills ou Rita Pavone (que sendo cantora, também atuou como atriz de cinema). No entanto, quem apareceu no meu onirismo foi a Brigitte Bardot. Só assisti uma fita com ela, "Minha querida Brigitte", que passou na televisão e não tinha erotismo. Era uma comédia sobre um menino (não lembro a idade, talvez dez ou doze anos) fã da Brigitte e que queria por força conhecer a atriz. Ele acaba conseguindo, a Brigitte aparece mesmo no filme, fazendo o papel dela própria. Era uma película 😇 inocente, salvo a suspeita, como li num comentário de jornal, que o garoto fosse um "taradinho"...

Mas eu passei a estimar a Brigitte há muitos anos atrás quando ela começou a se destacar na proteção aos animais e resgatou de uma vez todos os cães presos no abrigo da prefeitura, que seriam sacrificados se ninguém os pegasse. Minha mãe, lembro, se comoveu com esse exemplo de compaixão. Brigitte, sendo rica, montou um abrigo para dezenas de cães e declarou numa entrevista: "Esses cachorros sabem que eu salvei as suas vidas. Sabem mesmo!"

Mais notável foi ela abandonar sua carreira de estrela de cinema, ainda jovem, para se dedicar em tempo integral à proteção dos animais. Eu creio que Deus levará isso em conta.

Em razão disso mamãe acompanhava notícias da Bardot, e talvez por isso apareça no sonho. De fato era como se eu fosse ainda jovem e solteiro. E Brigitte, que me convidou para visitar sua residência, morava não na França mas, ao que parece, na Baixada Fluminense. Não sei como me conheceu, mas lembro que havia trem 🚂 embora a distância fosse grande. Minha mãe já precisava de acompanhante e uma prima (que também já faleceu) ficou tomando conta dela. Como num filme, 🎥 a cena 🎬 variava, havia corte lá para nossa casa.

Afinal a casa da Brigitte estava cheia de gente que conversava comigo numa boa. Ela nem de longe tinha os quase 90 anos atuais, era uma mulher jovem e bonita, parece que uma das cachorras de minha mãe estava lá também.

Depois eu tinha que voltar para casa, mas tinha uma porção de objetos para reunir e estava tendo dificuldade para decidir o que ia levar.

Aí, lembro que a Brigitte chegou junto a mim, apertou o rosto em meu ombro e falou algo assim: "Miguel, eu gosto de você".

Nesse momento o sonho acabou.

Haverá alguma pessoa no Recanto que entenda de onirismo?

 

(Imagem do filme "Minha querida Brigitte", de 1965, com Billy Mumy, o mesmo que fez o garoto Wil Robinson em "Perdidos no espaço", no papel do fã mirim).