O FIM DO GATO FÉLIX

Tenho ido à São Paulo com frequência por conta do meu trabalho e prefiro ir de ônibus. Cansa menos e aproveito viagem pra colocar leituras em dia e refletir sobre a vida. Como é de praxe, coloca-se o nome, RG, endereço e telefone numa parte da passagem que o motorista destaca no momento de entrar no ônibus, deixando-a com o pessoal da empresa. Hoje, ao preencher com meus dados, dei conta da importância desse momento, trivial para a maioria das pessoas. Em caso de acidente, os papeizinhos preenchidos serão a única pista para identificar os passageiros, especialmente se tivesse sido grave, com todos integralmente carbonizados, que nem exame de DNA poderia ser feito. Imagino suas esposas, maridos, pais, mães, filhos, enfim, todos recebendo esses pedaços das suas passagens como a última lembrança da sua letra. E a emoção daquele momento dramático. Mais do que cumprir funções legais, como recebimento do seguro, seriam um legado póstumo de valor inestimável, algo que resgatariam lembranças fortes e arrebatadoras. Agora, suponhamos se o passageiro colocou nome, RG, endereço e telefone falsos. E tivesse feito isso só de gozação, achando que nunca sofreria acidente na vida. Assim quando forem buscar os papeizinhos para identificar os corpos, ou o que restou deles, certo cadáver chamaria atenção. No espaço para o nome, estaria escrito Gato Félix. No telefone, 00 00000-0000 No endereço, Via Láctea. No lugar do RG, 1234567890. Esse parece que queria permanecer no anonimato pra sempre. E assim se fez.

Oscar Silbiger
Enviado por Oscar Silbiger em 09/08/2023
Reeditado em 10/08/2023
Código do texto: T7857672
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.