A ação policial, a violência e o Estado ineficiente, incompetente.

- Você viu?! Um policial matou uma pessoa inocente.

- Pessoa inocente?! Ou bandido?!

- Um suspeito. Ele é suspeito de cometer crime; se é suspeito, não é bandido. O policial errou, e errou feio. Cometeu uma chacina.

- Chacina?! Matar um bandido é chacina?!

- Não é bandido; é suspeito. O policial tem de ser preso.

- Por quê?! Primeiro, uma investigação; depois, a...

- A violência policial é uma chaga social.

- Sempre que um bandido mata um policial você a respeito se cala. Por que você não fala da violência do bandido?!

- Porque a ação de policial, se errada, e, pior ainda! além de errada, causa a morte de um suspeito, é a prova da incompetência do Estado. Se competente o Estado, os policiais, que são seus funcionários, jamais matariam suspeitos. E eu, que pago impostos, e muitos, quero policiais que não matem suspeitos, policiais que não cometam erros.

- Por mais competente que seja, o Estado não é perfeito; e além de imperfeito, não pode estar, em todo lugar, o tempo todo. Se uma parcela da segurança estivesse nas mãos da iniciativa privada, de...

- Nada disso. Segurança pública é da competência exclusiva do Estado.

- O Estado não é entidade ubíqua. Não é onipresente. Não é onisciente.

- O Estado é a única instituição que tem competência para administrar a segurança pública.

- Nesse caso, é do Estado, e só do Estado, a responsabilidade pela segurança; se o policial comete erros, e sendo o policial funcionário do Estado, então, em última análise, é o Estado incompetente, falho.

- Daí eu cobrar do Estado investimento em segurança pública.

- Mas quando bandidos matam policiais e quaisquer outras pessoas, você não...

- Os bandidos não são funcionários do Estado; se eles não são funcionários do Estado, eu, que quero um Estado eficiente, nada tenho a dizer, entendeu?! Quer que eu desenhe?! Critico o Estado sempre que um de seus funcionários erra.

- Mas a violência pública, sendo elevada, não prova que é o Estado incompetente?! A incompetência do Estado não é diretamente proporcional à violência? Quanto maior a violência, maior a incompetência do Estado. Quanto mais crimes os bandidos...

- Os bandidos são funcionários do Estado?!

- Maior a violência, maior...

- O Estado não é responsável pela ação dos bandidos, que não são funcionários do Estado.

- O Estado se revela eficiente, competente, se administra um aparato de segurança, em todas as suas esferas, que mantêm baixo o índice de violência; se é o índice de violência alto, então o Estado é ineficiente, incompetente. Se quer um Estado competente, então você há de pedir ao Estado investimentos em segurança pública, mas você não pede por investimentos...

- Investir em segurança?! Você quer dizer investir na polícia, que chacina o povo?! Você é a favor de milícias policiais fascistas genocidas?!

- E pode o serviço de segurança pública, sem investimento público na polícia, sem policiais preparados...

- O que você quer?! Mais chacinas?! Já não basta as que já vimos?!

- O Estado, que tem o monopólio da segurança pública, sendo o responsável...

- A polícia chacina o povo. Nenhum investimento tem o Estado obrigação de fazer na polícia.

- Mas, sem investimentos na polícia, a...

- A polícia chacina o povo. Não tem de existir polícia. E polícia armada com arma de alto calibre é uma ameaça aos cidadãos desprivilegiados, às pessoas necessitadas.

- Os policiais têm de...

- Sumir do mapa, fascista! Sumir do mapa! Genocida! Você quer chacinas! Chacinas!

Ilustre Desconhecido
Enviado por Ilustre Desconhecido em 10/08/2023
Código do texto: T7858196
Classificação de conteúdo: seguro