O CANDIDATO FARSANTE

Devia ter em torno de 40 anos. Bem apessoado, adorava participar de processos seletivos fingindo ser o que não era. Quando via um anúncio de jornal anunciando, por exemplo, a vaga para engenheiro civil, pesquisava exaustivamente na internet, utilizando softwares de inteligência artificial, para montar um currículo bem rico e irresistível. Então mergulhava naquela área, passando inclusive noites em claro atrás de todas informações possíveis. Em poucos dias ficava craque no assunto, a ponto de dar verdadeiro show nas entrevistas e indo sempre para a etapa final nos processos seletivos, fazendo uso, inclusive, da fluência escrita e verbal em vários idiomas. Então sumia do mapa, para espanto do RH que jurava ter encontrado a pessoa ideal. Já agiu assim se candidatando para médico cirurgião, encanador, piloto de avião, pedreiro, chefe de cozinha, professor de balé, pastor de igreja, segurança, advogado tributarista, diretor de indústria química, professor de ioga, estivador, gerente de pet shop e atendente de idoso. Pode-se até pensar que tivesse alguma patologia mental ou desvio de personalidade que o fizesse encarnar tantos personagens diferentes, enganando com maestria os entrevistadores e possíveis futuros patrões. Nada disso. Era um ator perfeito com inteligência bem acima da média e hábil gozador, se divertindo em manter aquelas farsas até quando bem quisesse. E assim foi tocando a vida, vivendo com a herança recebida do avô que não o obrigava a suar para ganhar o pão de cada dia, como os outros mortais.

Oscar Silbiger
Enviado por Oscar Silbiger em 11/08/2023
Reeditado em 11/08/2023
Código do texto: T7858680
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.