Dia dos Pais

O Dia dos Pais (ou dia do papai) surgiu nos Estados Unidos da América, com uma mulher chamada Sonora Louise Smart Dood, de Spokane, cidade localizada em Washington, que estabeleceu a data, em homenagem a seu pai, Willian Jackson Smart, dando-lhe início em 1910. Em 1972 o então presidente Richard Nixon, estabeleceu-o como feriado nacional, que é celebrado no terceiro domingo de junho. No Brasil a data começou a ser comemorada a partir de 1954, no segundo domingo de agosto.

Hoje é o Dia dos Pais... É um dia muito importante tanto para os pais quanto para os filhos. Sem a existência de um, o outro também não existiria. O pai é o melhor amigo do filho, quem o ensina a dar os primeiros passos pelos caminhos da vida, e quem o protege numa infância frágil.

O pai é o escudo de experiências que protege o filho das intempéries. É o herói, é o espelho e exemplo a ser seguido. A formação do filho tem influência do pai, em seus ensinamentos. O filho deve retribuir ao pai todo amor e carinho que recebeu ao longo da caminhada.

Ser pai é ser feliz e realizar um sonho, é uma sensação de grandeza, de se sentir como um Deus. O pai precisa do filho para se sentir completo. O filho precisa do para nascer e brilhar. O pai conhece o filho com a si mesmo e se alegra com a sua alegria ou se entristece com a sua tristeza. O filho é a continuidade dos sonhos do pai. O pai sente orgulho dos sonhos do seu filho.

O quarto mandamento da lei de Deus, em Deuteronômio 5:16, diz: “Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas uma vida dilatada sobre a terra que o Senhor teu Deus te dará”. Ser pai é ser digno da confiança de Deus, porque todos nós somos filhos de Deus e devemos cuidar uns dos outros. Precisamos ser bons filhos para sermos bons pais. Quem desonra o seu pai, um dia será desonrado conforme a palavra de Deus, que não volta vazia.

Rio Verde, Goiás, ano 2001

(Do meu livro Do fundo do baú, cerca de 90 textos em revisão)

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 13/08/2023
Reeditado em 13/08/2023
Código do texto: T7860342
Classificação de conteúdo: seguro