Volta pra casa(Receita de neurose) Receita de Neurose

TEXTO ESCRITO EM 2008.

 

Pegam-se cinco idas à cidade todo dia ,duas pitadas de monóxido de carbono em cada respirada, sem esquecer da buzinada no trânsito constante.

 

Juntam-se um terno e uma gravata ,para as mulheres; um vestido justo e um terninho num salto alto apertando os dedinhos, com 40 graus à sombra sem protetor solar.

Xingam-se uns três motoristas, escutam-se uns seis xingamentos.

 

Atravessa-se a avenida sem correr, na hora no hush.. Tropeça numa pedra ou enfia -se num buraco e reza pra não ter torcido o pé ou quebrado o salto. Nisso o celular toca, está no fundo da bolsa ou no bolso da calça e depois de ter feito tanto esforço pra atender; .era engano ,telemarketing ou alguem de casa ligando a cobrar perguntando se vai demorar muito pra chegar!

Espera-se uma condução durante umas duas horas e volta-se pra casa de preferência em pé, no ônibus cheio., ou numa Van pirata. Cheia de gente cansada ,motorista e trocador estressados. (isso quando tinha).Riocard não passa , o trocador não tem troco a roleta emperra .No corredor, que já não é mais um corredor de tanta gente amontoada ,ficamos ali espremidos pensando : - Como vou sair daqui, pela janela? E sacode pra cá e pra lá, Lugar pra sentar? Isso é artigo de luxo. Derepente uma freada, pra descansar o sacolejo. Nem dá pra sentir, é tanta gente que até amortece. Enfim, de volta ao lar.E no dia seguinte tudo novamente.

 

Depois é só levar ao divã do analista, quatro vezes por semana ,durante quinze anos!

 

E o salário dá?

 

Adaptação e complemento- Mônica Costa

 

Original- Jô Soares

 

Pegam-se quatro idas `a cidade todo dia, duas pitadas de monóxido de carbono em cada respirada, sem esquecer da buzinada no trânsito constante. juntam-se um terno e uma gravata, com 40 graus à sombra

 

Xingam-se uns três motoristas, escutam-se 6 xingamentos. Espera-se a condução por duas horas. Depois é só descontar o trauma no analista

 

 

 

Monica da Costa
Enviado por Monica da Costa em 13/08/2023
Código do texto: T7860843
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.