DITADURA NUNCA MAIS!

AVE MARÍLIA II

Nelson Marzullo Tangerini

Tardiamente, descobri o Correio da Lavoura. Ignorância da minha parte. Referências sobre este jornal apareceram no livro “A Baixada Fluminense e a Ditadura Militar – Movimentos sociais, repressão e poder local”, Organização de Jean Sales e Alexandre Fortes, Editora Prismas, 2016. Foi quando tive a oportunidade de me informar mais sobre a Baixada Fluminense, a resistência ao golpe de 1964, e Dom Adriano Hipólito, Bispo de Nova Iguaçu, homem reto, perseguido injustamente pela ditadura.

Em minha primeira crônica, para este jornal histórico, “Ave Marilia!”, revelei a minha revolta e a minha sinceridade, relatando a perseguição pela qual passamos, minha mãe e eu, quando Marília Pêra apoiava Fernando Collor de Mello. Para alguns, prevaleceu a ideia de que estaria fazendo um discurso da direita ou da extrema-direita, o que causou um mal estar entre amigos.

Quem me conhece, sabe muito bem que me oponho a qualquer ditadura, seja ela religiosa, de direita, de extrema-direita, de esquerda ou de extrema-esquerda. Porque creio firmemente que o ser humano só poderá evoluir, intelectualmente, em liberdade.

Marília Pêra, minha prima, foi brutalmente espancada dentro de um teatro, em São Paulo, Capital, quando trabalhava na peça “Roda-Viva”, de Chico Buarque de Hollanda. Agentes da repressão invadiram o teatro, espancado artistas e destruindo cenários, o que deixou nossa família preocupada.

Ironia do destino, a atriz acabou sendo perseguida porque apoiara “O caçador de marajás”, que viria a “cair”, depois de um mar de corrupção ser revelado. Opção dela. Em suas biografias, a atriz relatou seu arrependimento.

Ao se eleger presidente do Brasil, pela primeira vez, Luís Inácio Lula da Silva convidou Marília para a sua posse, pondo fim, definitivamente, nessa guerrinha irracional contra a atriz.

Quando falo sobre Jorge Luís Borges, por exemplo, alguns amigos torcem o nariz e falam que Borges era de direita, não compreendendo, portanto, que o argentino foi um dos maiores escritores do mundo, embora não tenha sido agraciado com um “Prêmio Nobel de Literatura”.

Na minha cabeça – e eu não a uso para exibir boné ou chapéu -, repito, o autoritarismo, venha de onde vier, será sempre um atraso intelectual para a humanidade.

O livro em questão, sobre a Baixada, me fez lembrar, também, de minha infância em Morro Agudo, bairro de Nova Iguaçu, na casa de uma amiga de minha mãe, a senhora Maria Amália de Azevedo, a Dindinha, sócia do Vasquinho, clube que ficava na esquina da rua onde morava.

Minha mãe e eu viajávamos da gare do Engenho de Dentro, Rio, em direção a Morro Agudo, na época um local quase deserto, bucólico. Volta e meia o trem parava na divisa entre os antigos Estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, quando soldados armados, atentos e mal humorados percorriam todos os vagões à procura de comunistas. Mal sabia, que, na Baixada Fluminense, havia uma resistência à Revolução Redentora de 1964 (assim chamada pelos vencedores) e ao autoritarismo que veio logo em seguida, ceifando vidas – opositores que, em muitos dos casos, jamais foram encontrados.

Uma bomba explodiu na Catedral de Nova Iguaçu; Dom Adriano Hipólito foi sequestrado, espancado e deixado nu em Jacarepaguá, no Rio.

O que esperamos é que o Brasil encontre o caminho para a democracia, inventada pelos atenienses. Porque o negacionismo e o radicalismo, religioso, de esquerda ou de direita, não trazem progresso algum para a humanidade, cansada de tantos crimes – em nome do Estado ou da religião.

Liberdade sempre!

...

Nelson Marzullo Tangerini
Enviado por Nelson Marzullo Tangerini em 15/08/2023
Reeditado em 15/08/2023
Código do texto: T7862116
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.