Se o dia for bom eu te falo!

"Se o dia for bom eu te falo!" Quantas vezes já não ouvi essa resposta a um "Bom dia!" de um atendente atencioso.

O cliente mal humorado, ou mal educado, sob a premissa de que o cliente sempre tem razão, se julga no direito de ser grosso com quem lhe atendeu.

"O cliente é que paga o seu salário!"

Isso também é verdade, mas ao vender o pão, o atendente não está vendendo a sua alma junto com o produto, não.

"Talvez o cliente esteja num mal dia."

Isso também é verdade, mas quem garante que o atendente também não está num mal dia? Ele também é gente, tem contas a pagar e emoções a administrar.

Como clientes não podemos transformar o balcão de atendimento em um vale-tudo de grosserias.

Um "Bom dia!" não é uma previsão de que o seu dia será bom, mas uma saudação com ensejo de que tudo lhe vá bem. E, certamente, tudo irá ficar melhor se começar o dia com gentileza, se começar o dia evitando brincadeiras infames, se começar o dia não fazendo das pessoas à sua volta o monturo do seu lixo emocional.

Ser gentil no trânsito, no balcão, na fila, em casa, enfim, onde estiver, evitando reagir aos espinhos alheios ou evitando lançar os nossos poderá evitar que muitas feridas sejam criadas.

Por onde quer que você for sempre haverá um ser humano, nem que seja só você, não se esqueça disto.