É verdade que eles não tomam banho?

Sim, sim... eu sei... usei um pronome anafórico no título. Se não me referi a ninguém antes, como o leitor vai saber quem são 'eles'?

Talvez você até já saiba, pois essa pergunta é feita por muitas pessoas especificamente referindo-se ao povo de um determinado país. Eu mesma já ouvi muitas vezes...

Estive na França agora a pouco. Passei um tempinho lá. Devo confessar que, sempre que posso, um lugar pra onde volto é Paris. Nem que seja como porta de entrada na Europa, passar dois dias... ou porta de saída, passar dois dias. Desta vez Paris foi minha porta de entrada e porta de saída também ;)

Faço faculdade de Espanhol na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Por conta da viagem, perdi a primeira semana de aula... quando cheguei as perguntas em relação à minha viagem foram muitas. Hoje especificamente uma colega me perguntou:

- Posso fazer uma pergunta?

- Sim, claro. - respondi.

- É verdade que os franceses não tomam banho?

- Não, não é verdade. Não generalizemos jamais. Claro que há os que não tomam... mas isso é assim em qualquer lugar do mundo.

Os franceses tomam banho, os chuveiros de hotéis são excelentes, as pessoas, em qualquer lugar em que fui, não estavam completamente banhadas em perfume, nem 'desbanhadas' de cheirinho bom... tudo normal como em qualquer lugar do mundo.

Não, não... não pense que fiquei tal um cão farejador buscando provas de falta de banho. Simplesmente meu nariz não detectou nada que comprovasse cientificamente a falta de banho entre os franceses.

But... sempre há um but, né não?

Em dois momentos senti forte bromidose axilar, ou seja, odor desagradável debaixo do braço. Em um metrô atulhado de gente - o odor desagradável pairava no ar; nada diferente de quem pega o ônibus na volta da praia aqui em Florianópolis... sardinhas enlatadas suadas, num calor de quase 40 graus... tudo normal, né não? Pois é, na França agora é verão e o pessoal anda de metrô (atulhadíssimo, em determinados momentos do dia).

O outro lugar foi quando entre no Carrossel do Louvre. Estava muito, mas muito quente mesmo... e havia muita, mas muita gente mesmo... então, de quando em quando chegava ao meu nariz esse tal de cecê - odor corporal causado pela ação das bactérias.

Franceses tomam banho... como qualquer pessoa de qualquer país do mundo.

Rosangela Calza
Enviado por Rosangela Calza em 18/08/2023
Código do texto: T7864505
Classificação de conteúdo: seguro