Entre Mãe e Filha

Por NemilsonVieira de Morais (*)

Na tarde de hoje, no Centro de Arte Popular, circuito Praça da Liberdade, estive entre às donas da festa e, de suas obras lançadas neste dia.

No registro que fizemos, aparece ao meu lado direito, Fátima Sampaio, autora de "O Menino Que Subiu à Serra"; e do esquerdo, Fernanda Sampaio, autora de "O Sonho de Quindim".

Achei bonito ver mãe e filha nessa missão... Inspiração, parceria e transpiração do fazer literário...

Achei legal também, por se tratar de obras de cunho pedagógico, infanto-juvenil. Podendo serem adotadas em instituição de ensino formal e não formal, como ferramentas em Educação Ambiental. Pelo caráter pedagógico dessas publicações.

Com isso ganha tanto o público infantil, como à literatura mineira e brasileira.

Quando à noite chegou, eu já havia lido os dois livros, delas. — Na viagem de ônibus de retorno para casa.

Fiquei a imaginar coisas, sobre o menino que subiu à serra... E o que sonhava.

Ninguém sobe numa serra ou sonha à-toa. O menino que subiu à serra não jogou fora a chance de saber mais... Nessa sua aventura pelo espinhaço da serra.

Por lá, se divertiu, riu e até chorou; no que viu, sentiu e viveu nesses encantos da Natureza.

Talvez nem quisesse mais retornar desse paraíso natural. Mas, pelo dever de ensinar a lição que aprendera, a duras penas; aos seus coleguinhas (que não puderam ter essa sua experiência de aventureiro). Retornou.

Desceu à serra para sonhar o mesmo sonho de Quindim...

Compre os livros, leia-os e saiba mais detalhadamente que lições foram essas que o menino aprendera. E desejou repassar aos outros.

E que sonho é esse que Quindim tanto sonha. Elas (as lições) estão escondidas no meio das letras desses livros: O Menino Que Subiu à Serra e "Sonhos de Quindim". — Leia-os!

Boa leitura!

*Nemilson Vieira de Morais,

Gestor Ambiental/Acadêmico

(19:8:23)

Nemilson Vieira de Morais
Enviado por Nemilson Vieira de Morais em 20/08/2023
Reeditado em 20/08/2023
Código do texto: T7866128
Classificação de conteúdo: seguro