MORTE AOS PASSARINHOS!

Sou acordado todas manhãs com o infernal canto de passarinhos em frente à janela do meu quarto. Começam o barulho antes das 5 da matina e o coro vai aumentando, aumentando até ficar insuportável. De início é um tanto tímido, solitário, como se quisesse mostrar todo seu talento numa performance individual e vão se juntando mais um, mais outro, e em poucos minutos está montada a algazarra pra perturbar o sono sagrado e dar um fim em alguns sonhos, por vezes bem inspiradores. Já sonhei abrindo a janela com estilingue em punho pra acabar com os integrantes desse show dantesco um a um. Já sonhei jogando neles uma rede imensa, daquelas de pegar peixe, e catar todos de uma vez pra atirá-los do outro lado do mundo. O que pensam que são? Que direito têm de perturbar o descanso sagrado desse cidadão, não respeitando nem domingos e feriados? Devia ter uma lei proibindo passarinhos de cantar, especialmente ao raiar do dia. Que cantem no meio do mato, no deserto, em alto mar, no raio que os parta. Que cantem baixo, sussurrando até, pra não incomodar ninguém. Mas não! Fazem valer seus pulmõezinhos no mais alto e estridente tom, numa desarmonia sem tamanho justamente em frente à janela desse infeliz que só quer usufruir do seu direito de dormir depois das 5 da manhã. Malditas criaturas dos diabos! Que uma peste os assole e dizime, não deixando intacta uma peninha que seja. Que a pior das pragas infeste seus corpinhos até definharem todos, sem sobrar nenhum integrante do bando que seja. Nada disso! Amo ser acordado com esse canto maravilhoso, liberto, delicioso de ouvir. Amo ter o prazer de escutar um coral singular beirando a janela aos primeiros passos do dia e agradeço a Deus por eles escolherem presentear-me com todo esse talento único, feito um concerto particular e que adoro. Fico plenamente feliz em ser brindado por essas criaturinhas que se dão ao trabalho de ocupar uma árvore diante do meu prédio pra dizerem com seu jeito singular "vamos, cara, é hora de levantar e enfrentar mais um dia, com seus perrengues e alegrias de sempre. Vamos lá, saia dessa cama que já dormiu o suficiente...". Que possa sempre começar minha rotina diária com esses bravos cantadores que vêm, sabe lá de onde, pra essa performance maravilhosa e que merece ser aplaudida de pé por todo o universo. Que seja brindado até o fim dos meus dias com esse delicioso e incomparável privilégio no início da jornada.

Oscar Silbiger
Enviado por Oscar Silbiger em 21/08/2023
Reeditado em 21/08/2023
Código do texto: T7866530
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.