AS COISAS EXISTEM

As Coisas realmente existem?

Esta é uma pergunta que muitas vezes devemos nos fazer, para atender as inquietudes da vida, só assim podemos dar um proposito a nossa própria existência. Fazer perguntas, tais como: a terra existe, o sol, os planetas, as galáxias... dentro dessa complexidade, “existir não existir”; hipoteticamente, teria a humanidade criado todas estas coisas no mundo das ideias, e/ou as plasmamos no mundo material? Em resposta, diríamos que as coisas sempre existiram independente da humanidade; segundo Platão, as ideias são o próprio objeto do conhecimento intelectual; dentro desse contexto, muitos filósofos da história acreditam que a humanidade não está com essa bola toda. As coisas existem e sempre existiram independente que a humanidade existisse ou não, eu penso que a projeção das expectativas que há no mundo, talvez poderia ser do conhecimento racional, se as coisas existem a essências das mesmas está na teoria do logos divino (“razão" ou "explicação", no sentido de uma lei universal). Contextualizando vou aqui utilizar o mito da caverna de Platão, onde simbolicamente o mundo sensível só é percebido pelas sombras das coisas, onde o homem que sai da caverna é o indivíduo que vê as coisas iluminadas pela luz do sol, isto é, iluminadas pela ideia do bem; dentro da caverna esta luz é representada pela fogueira. Concluindo, há de se perceber que a existência das coisas está num paradoxo entre a lógica e a razão, na primeira hipótese, a manifestação empírica de tudo o que existe e conseguimos perceber, na segunda, o que é visível, não palpável, mas é um conhecimento obtido pelos sentidos.

EsojOtrebor/Tigre Branco

tigre branco
Enviado por tigre branco em 21/08/2023
Reeditado em 25/10/2023
Código do texto: T7866714
Classificação de conteúdo: seguro