O dia Mais Feliz de Vânia

Por Nemilson Vieira de Morais (*)

O dia mais feliz de Vânia acabou de acontecer...

Quando lutamos por uma boa causa, até o fim, com fé e esperança, Deus em Sua bondade, geralmente põe pessoas em nosso caminho para nos ajudar. E, cedo ou mais tarde, costuma atender o desejo do nosso coração.

Foi exatamente isso o que aconteceu com a campos-belense Vânia 41 anos — nascida no Hospital da OSEGO, em 1982; minha cidade do coração.

Vânia morria de vontade e necessidade de conhecer o pai. Talvez por falta de mais empenho da mãe, isso não fora possível. Até que veio às circunstâncias da vida e a deixou em saudade eterna.

Quatro décadas e um ano, de sonho de conhecer os demais parentes, se passaram. E, não passou a persistência de Vânia em procurá-los .

Em "Memórias de Campos Belos" vi o seu apelo aos seguidores da página, para encontrar alguns de seu parentes, por parte do pai, que não os conhecia.

... Possuía pouquíssimas informações à respeito destes. Ainda assim, as que tinha os ajudou bastante...

O seu apelo dizia mais ou menos assim:

"Boa tarde...

Estou a procura da família de um caminhoneiro de origem mineira.

Este, trabalhou em transporte de madeiras para campos Belos (GO), na década de 1970. Nesse período comprou, em sociedade, uma máquina de beneficiar arroz localizada na Vila Baiana.

Uma filha sua, evangélica, congregou no antigo templo da Igreja Assembleia de Deus da Vila Baiana.

Esse caminhoneiro faleceu num acidente em 1988. Não sei seu nome direito, mas, o chamavam de Dutervino ou Du." — Vânia Santos

O caminhoneiro que Vânia mencionou (era o Du, seu pai). Irmão de Nego Burracheiro (grandes amigos meus).

A filha de Du que frequentava a igreja cristã (era a Cleide Vieira dos Santos), meia-irmã de Vânia. Tinha o dom da Palavra e de profecia. Muito usada por Deus na evangelização e demais trabalhos da mocidade.

Ajudei um pouco, quanto aos apelos de Vânia e, a luz no fim do túnel vai aos poucos clareando para ela, que já viu algumas etapas do seu sonho se realizar.

Nessa sua busca de "tesouro escondido" Vânia já vislumbra sua riqueza... Sente o que sempre desejou, à vida inteira: a alegria, e a felicidade do estar junto desses entes tão queridos.

... Só Vânia sabe o que passou sem saber quase nada sobre seu pai e irmãos.

Mas, as boas novas vão chegando (uma a uma), no clarear de informações, afins, que recebeu... lhe tornando um tanto quanto aliviada, agradecida... realizada.

A alegria maior veio-lhe ao ver pela primeira vez a foto do pai (compartilhada por ela e confirmada por mim).

Bastante emocionada disse-me:

"Hoje foi o dia mais feliz da minha vida! Digamos, que eu nasci hoje. É um sonho que estou realizando."

O "dia mais feliz" de Vânia, não deixa de ser o meu também. Ao poder ajudá-la na realização dos seus 41 anos de sonho (ininterruptos).

Atualmente , Vânia Santos é Técnica de Enfermagem (especializando-se em urgência e emergência) e cursando Enfermagem Superior. É casada com um profissional das Forças de Segurança Pública, goiana e reside em Rubiataba (GO).

E, já fora agraciada por Deus com três filhos maravilhosos (o primogênito, com 25, uma moça com 15 e o caçula, com 14 anos).

Vânia (em suas falas por áudios) agradece grandemente não somente a mim, mas, a todos àqueles que ajudaram de alguma forma esse encontro com os seus familiares (mesmo que ainda de maneira virtual).

*Nemilson Vieira de Morais,

Gestor Ambiental/Acadêmico literário.

(21:8:23)

Nemilson Vieira de Morais
Enviado por Nemilson Vieira de Morais em 21/08/2023
Reeditado em 22/08/2023
Código do texto: T7867116
Classificação de conteúdo: seguro