O NOVO

Francisco de Paula Melo Aguiar

O novo golpe de manter o filho matriculado só para receber a bolsa escola é manter o filho doente de "h", apresentando atestados médicos de modo contínuo.

Assim justifica o porquê ele não está presente e com assiduidade às atividades escolares.

Isto não é ficção, porque o filho está disponível e participa de festas e de todas as atividades domésticas no seu ir e vir do cotidiano, praias, jogos etc, agora ir frequentar às aulas não, aparece a histeria familiar de que o filho anda muito doente, segundo às informações prestadas à escola quando abordam os pais, porque estes jamais procuram a escola para informar o que está ocorrendo.

E assim o ano letivo passa e o filho desses tipos de pais, todos os meses passam o recibo para o governo dando quitação de que o mesmo está com as faltas justificadas.

E quando a escola chama os pais desse tipo de aluno para dar-lhe assistência ou atendimento escolar doméstico, o bicho pega porque os mesmos pais não aceitam a presença do professor na sua casa para atender o filho, criam dificuldades, alegam que nesse ou naquele dia não dá.

Por outro lado, se a escola usar a plataforma, zap, e-mail, por exemplo, para mandar as tarefas, os mesmos pais alegam juntamente com o filho de que o celular foi roubado, perdido, não tem Internet, caiu e quebrou-se, mudou o número que o número do celular foi invadido por hacker ou coisa parecida.

É esse o drama vivenciado no chão da escola sem nada puder fazer, uma vez que os pais são cúmplices e cobertores que esquentam a frieza moral com que "educa" o filho que tem tempo para tudo, menos para estudar.

Os paiis lenientes passam recibos dando quitação ao futuro nada promissor do filho, onde o interesse de mantê-lo matriculado é apenas para receber a ajuda do governo todos os meses.

Que futuro terá o filho de qualquer classe social que não estuda?

É o novo que não fica velho, agora o futuro do filho como protagonista de si mesmo é semelhante a folha caída que não dá sombra para quem está debaixo da árvore.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 23/08/2023
Reeditado em 23/08/2023
Código do texto: T7868141
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.