Destroyed

Recentemente, dando aquela geral no guarda-roupa, me deparei com uma velha calça jeans, com buracos por todos os lados. Obra, com certeza, de uma traça faminta. Antes de descartá-la, pensei? Por que descartá-la, por que não descartá-la? A segunda opção falou mais alto! Já foi o tempo em que jeans rasgado era coisa de gente pobre, humilde, miserável, munheca, enfim, "coisa de mendigo". Hoje, jeans rasgado em lugares inusitados ( e bota inusitado nisso! ) parece ser a moda da vez, é cool. O "Destroyed" chegou! "Destroyed" significa "destruído", ou seja, uma roupa com aparência mais gasta, com marcas e rasgos, feitos de maneira pensada, para dar um aspecto despojado, descontraído e pra lá de estiloso.

Aqui, na terra de Adoniran Barbosa e sua "Saudosa Maloca", você não precisa ir muito longe para se deparar com um legítimo representante da tendência "Destroyed". Para tal, basta fazer um "tour"pelo mundo fashion da cracolândia de São Paulo. Lá, o "Destroyed" come solto! Na "passarela da pedra" tem "Destroyed" de todas as matizes, colorações e tonalidades pra "Dior" nenhum botar defeito! Santa loucura e destruição, Batman! Destruição esta que não está estampada apenas em seus trajes, em suas faces, em seus corpos, mas sim impregnada no âmago de suas almas. Uma realidade nua e crua nada compatível com o glamour e a felicidade exibidas nas passarelas de Paris! Que pena, Brasil!

No meu pedaço, temos o "mendigo gato"que faz o maior sucesso com a mulherada e a comunidade LGBT. A beleza realmente move montanhas! Com seu habitual traje "Destroyed", calças jeans detonadas, barba com estilo "Beard", cabelos bagunçados e desalinhados, camiseta destruída no look e a legítima, surrada e desbotada sandália Havaiana, coloca "Paulo Zulu" no bolso. É lógico, se você chegar muito perto, todo esse glamour vai por água abaixo. "Invictus-Paco Rabanne" ainda não chegou por essas bandas! Tá vendo! Realmente, os tempos mudaram! O mundo é "Destroyed"!

Para o meu gosto particular, a moda da década de 30 não tem pra ninguém! Decotes profundos nas costas, espartilhos, capas, boleros, luvas, suéteres, bolsas, casacos, cachecóis, capinhas, boinas, sapatilhas, modelos com tiras no tornozelo, saltos em tamanho médio, pontas arredondadas, sapatos bicolores, modelos pump, saias godê e evasê, cabelos penteados com ondas, sobrancelhas e pálpebras marcadas com lápis e pó de arroz bem claro, ombros dos paletós mais largos e quadrados, calças retas e mais largas, tecidos com cores escuras, listrados, xadrezes, terno com fechamento duplo, blazer e o impecável chapéu modelo Fedora. Enfim, uma época em que o glamour e elegância estavam em primeiro lugar! Greta Garbo que o diga!

Já a moda da década de 80, com suas cruzes, crucifixos, lantejoulas brilhantes, paetês, purpurina, lycra, estampas, ombreiras, polainas, faixas, glitter, poliéster, neon, tecidos metalizados, texturas, broches, maxi brincos, meia arrastão, looks que incluíam todas as cores do arco-íris, legging e claro, o maldito "cabelo ninho de passarinho", sem dúvida alguma, foi a pior e mais devastadora moda de todos os tempos! O modelito "New Wave" da Madonna era de doer!