"O MELHOR" OU "UM DOS MELHORES"

Terça-feira, 29 de Agosto de 2023.

Devemos, de antemão, imaginarmos que não há no mundo ninguém que consiga saber de tudo. E em se tratando do aspecto laboral, por exemplo, por mais que alguém possua aptidões diversas, o que não é comum, sempre esbarrará em certas ou algumas limitações. Por isso é que as profissões definem a capacidade e o conhecimento de cada um ou de todos nós.

Entretanto, a impressão que se tem é a de que pouca gente tem essa percepção. Não se deve extrapolar em análises individuais, no caso uma autoanálise, onde seja possível determinar o seu próprio valor. Faz-se necessário conhecer, principalmente, as limitações individuais.

Mas é muito comum vermos pessoas com aquele famoso ar de dono do mundo. No âmbito das celebridades isso fica fácil de se notar. Artistas, jogadores de futebol, políticos, dentre várias outras verves, pode-se observar, e constatar, os muitos e diversos equívocos, onde se vê também esses colocarem os pés pelas mãos, complicando suas vidas além do necessário.

Também se nota que muitos desses costumam dar com os burros n'água durante suas existências, mas principalmente já próximo do fim delas. Quantos caem em desgraça nessas condições? Gente que teve de tudo no início mas que perdeu o que tinha no decorrer de suas vidas. Principalmente ao final de suas carreiras ou existências.

Óbvio que uma situação como essa é dolorosa. Tanto para os que a viveram, quanto para os que o acompanharam e torceram por eles em suas caminhadas. E têm-se conhecimento de tanta gente nessas situações. Claro que grande parte delas recebe pena ou compaixão de todos. Ou quase. Mas, de certo modo, não se deve sentir isso por elas. Também não se deve vibrar com seus insucessos e desgraças.

Aquela velha história do "o mais do mundo". Isso, na verdade, não representa a síntese daquilo que se imagina. Não existe "o mais melo", "o mais forte", "o mais intelige3nte", seja lá o que estiver nesse tal de "o mais". O que se deve fazer é a substituição do artigo definido "o", pelo artigo indefinido "um". Aí sim, chegar-se-á próximo à verdade ou à realidade.

Em resumo, no mundo há "um dos mais belos", "um dos mais fortes", "um dos mais inteligentes", e por aí vai. Imaginem, num planeta com mais de oito bilhões de seres humanos, algum deles querer se achar "o melhor do mundo". Muita presunção e muita pretensão de quem o fizer.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 29/08/2023
Código do texto: T7872945
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.